LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google está sendo denunciada por rastrear usuários do Android sem consentimento

16 de maio de 2018 16

Todos sabemos que a Google e a Oracle possuem uma longa disputa judicial na qual a empresa do Java acabou levando a melhor. No entanto, se engana quem acha que tudo se resolveu com a multa bilionária que a gigante das buscas foi obrigada a pagar para a Oracle.

Isso porque a empresa entrou com um processo na Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) para que a agência fiscalize a Google sob a alegação de que a gigante das buscas está rastreando secretamente todos os usuários de smartphones Android.

Ainda segundo as alegações da Oracle, a Google continua registrando a localização de usuários do Android mesmo quando eles desativam o GPS e até mesmo quando o aparelho está sem o chip de uma operadora. Além disso, a empresa afirma que a Google usa o Android para coletar dados valiosos de seus usuários.


Segundo a denúncia da Oracle, o Android é responsável por fornecer gratuitamente para a Google aproximadamente 1GB de dados por usuário, sendo que o consumidor ainda paga para que a gigante das buscas fique com suas informações. Com a divulgação da denúncia, a ACCC informou que está investigando o caso e fazendo consultas com a Google.

Já a gigante das buscas divulgou um comunicado no qual busca rebater todas as acusações levantadas pela Oracle na denúncia:

A Google enfatiza que qualquer dado de localização que é encaminhado para seus servidores é anonimizado e não é vinculado a um usuário específico ou rastreável

Por enquanto, ainda não sabemos se a tentativa da Oracle vai render algum problema para a Google na Austrália. Mesmo assim, é interessante notar que a mãe do Java vem buscando dificultar a vida da concorrente mesmo ganhando o processo contra a gigante das buscas.


16

Comentários

Google está sendo denunciada por rastrear usuários do Android sem consentimento
  • Novidade

      • Do Google só uso YouTube o resto dispenso

          • Já tinha percebido. Se você autorizar a coleta de dados de localização uma vez, já era, não adianta desativar.

              • ..."a multa bilionária que a gigante das buscas foi obrigada a pagar ...a gigante das buscas está rastreando secretamente todos os usuários de smartphones Android.... o Android é responsável por fornecer gratuitamente para a Google aproximadamente 1GB de dados por usuário, sendo que o consumidor ainda paga para que a gigante das buscas fique com suas informações. ..." Um dia o mundo acorda, mas já vai ser tarde. Cambada de ovelhas, zumbis na mão desta gente. Ovelhas.

                  • que OS ou Smartphone vc usa para dizer que está livre?Chamar os outros de Zumbi ou gado? parece algum dos bitolados da terra plana (pq nem todos pensa assim).Inevitavelmente quem tem conta em Banco, atualiza CPF, RG CNH etc.. ou faz qq transação online tem dados nas mãos de alguém, até mesmo aqui. Eu não devo nada e por tal não me importo mt de ter meus dados ou o q faço nas mãos dos senhores do mundo (13 famílias?!) E ainda assim, vc pode ir no TELEGRAM procurar por fakemail, cirar um email fake e começar a usar ele para a amior aprte dos cadastros, e o melhor ainda recebe os email no telegram.Prefiro meus dados nas mãos do telegram que do monopolio do Zukerberg!

                      • Vejo os fios que te comandam. E por Vcs serem em grande número, que o mundo está como está. A completa entrega consciente do indivíduo ao marketing. A completa aceitação que Vcs mesmo são o marketing. A publicidade que vos empurram pela retina até ao osso. Não são dados para melhoria de produto, nem para correções de erros, são dados para serem vendidos a terceiros. São dados que podem ser usados com produtos da Boston Dynamics um dia no futuro, que sim tb foi comprada pela Alphabet dona da google.
                        Podiamos agora ficar aqui a discutir ética e etiquetas de decência, mas respeito a sua opinião. A minha é, diferente.

                          • Caro Baosa Nós aqui do Brasil e de vários países subdesenvolvidos, ficamos refém da Google. Pois Apple pratica preços proibitivos pra maioria das pessoas. No caso o aparelho aqui é mais caro que aí na EU, isso sem contar com a desvalorização da nossa moeda e renda bastante inferior. Em todo caso um aparelho Android custa até 10 vezes mais barato que um iPhone na maioria dos casos. Enfim, Vc é crítico ferrenho do Android. Mas nossa realidade é bem diferente. Quem é racional aqui não sacrifica o bem estar da Família só pra ter produtos da Apple.

                              • Caro Natanael, não entro em diálogo com base na geografia. Não sou de um país rico e sem problemas sociais graves, e onde a corrupção não fica em nada atrás de qualquer outro país do mundo, Brasil inclusive. Posto isto, todos nós usuários devemos lutar por mais privacidade e não entregar nossas vidas para estas agências estatais maquilhadas de empresas com cores alegres. Eu sei que Vc sabe a diferença entre uma empresa como a Apple ou a Microsoft, e agências como a google e o fb. Pode tentar enrolar, mas eu sei que Vc sabe a diferença.

                                  • Eu sei sobre essa diferença caro amigo. Mas como o amigo acima falou, nossa realidade finaceira... Sei as diferenças, mas imagino que lá na Raiz Apple e MS tem seus acordos com estatais sem ser estatais, me entende?

                                      • Eu nunca fui fã da Google e nem sou fã.. Fico fazendo graça, mas no geral a situação do Brasil está bem mais crítica, aparelhos da Apple além de caros são extras perseguidos por ladrões, hj mesmo já saiu a notícia da jovem que perdeu a vida por causa de um iPhone. Eu preferia bem mais o sistema da Microsoft. Mas ela simplesmente desistiu, em todo caso o preço dos produtos Apple aqui é bem alto. Por fim realmente a gente fica refém da Google, quanto ao Facebook.. Não uso e nunca usei

                                • Apple, Facebook, Microsoft.. Todas recolhem dados dos usuários

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                Windows

                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                Economia e mercado

                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista