LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Prefeitura do Rio aprova lei que obriga Google Maps e Waze a alertarem sobre zonas de risco

11 de janeiro de 2019 11

Quem dirige em aplicativos de transporte ou até mesmo precisa usar apps de GPS o tempo todo enquanto anda pela capital do Rio de Janeiro, tinha como maior receio o risco de dar de cara com bandidos e acabar se tornando vítima das estatísticas infelizes do estado. Para privar as pessoas de passarem pelo "vale da sombra da morte", a prefeitura da capital resolveu criar uma lei que obriga o Google Maps e Waze a alertarem seus usuários quando estiverem próximos de locais perigosos.

Quem está acostumado a andar na região metropolitana do Rio de Janeiro sabe o quanto a violência tem aumentado nos últimos anos, fazendo com que um dos principais destinos dos turistas do mundo todo se torne uma área de alto risco de vida, devido ao número de assaltos, arrastões e latrocínios (roubo seguido de morte).

Para fazer com que pessoas que não conhecem tais locais se protejam dos ambientes onde há um maior número de marginais, a lei sancionada pelo atual prefeito Marcelo Crivella visa exigir que os aplicativos de rota Waze e Google Maps alertem os usuários sobre as áreas de risco da capital fluminense.

A lei criada pela vereadora Rosa Fernandes (MDB) tem como objetivo criar um alerta baseado nos dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos especializados diretamente para as desenvolvedoras dos apps, evitando que qualquer bairro seja considerado violento de forma aleatória.

Não é novidade para quem mora ou acompanha noticiários da região que existem pessoas que são guiadas por engano por esses apps para dentro de comunidades violentas. Tal ato, em alguns casos, acarreta na morte dos ocupantes do carro, pois os meliantes ficam com medo de ser alguma operação da polícia de forma disfarçada, ou até mesmo para amedrontar outros desavisados.

E aí, caro leitor, você acha que as empresas vão obedecer a essa lei? Se sim, vocês acreditam que esse regulamento poderia se estender a outros estados? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

Google Maps

Desenvolvedor: Google

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma

Waze

Desenvolvedor: Waze

Preço: grátis

Tamanho: 114MB


11

Comentários

Prefeitura do Rio aprova lei que obriga Google Maps e Waze a alertarem sobre zonas de risco
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista