LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como assim?! Criminosos utilizam game Fortnite para lavar dinheiro

15 de janeiro de 2019 4

Investigação do jornal inglês The Independent revelou que cibercriminosos estão utilizando o popular jogo Fortnite para lavar dinheiro. Eles se aproveitam do dinheiro gasto no jogo para comprar roupas, armas e outros itens do game.

O periódico contou com a parceria com a empresa de segurança online Sixgill e encontrou mercados negros online que vendem V-bucks, a moeda virtual usada para comprar itens no jogo. Esta não é a primeira irregularidade encontrada relacionada ao jogo.

Elas são especialmente vendidas na dark web, mas também podem ser encontradas na web aberta. Ao vender V-bucks a uma taxa com desconto para os jogadores, os criminosos conseguem efetivamente “limpar” o dinheiro.

Os agentes da Sixgill passaram-se por clientes em potencial e descobriram operações sendo conduzidas em diversos mercados, como o chinês, russo, espanhol, árabe e inglês.

Os criminosos estão executando fraudes com cartões e obtendo dinheiro dentro e fora do sistema Fortnite com relativa impunidade. Atores de ameaças [uma pessoa ou entidade maliciosa] estão zombando das frágeis medidas de segurança da Epic Games, dizendo que a empresa não parece se importar com os jogadores defraudando o sistema e comprando V-bucks com desconto. Isso afeta diretamente a capacidade de ameaça atores para lavar dinheiro através do jogo".
Benjamin Preminger, analista sênior de inteligência da Sixgill


A empresa de segurança constatou que itens do Fortnite arrecadaram cerca de US$ 250 mil no eBay em dois meses de 2018, mas não está claro quanto os criminosos obtiveram de lucro. As menções ao jogo na dark web subiram proporcionalmente no período. Vendedores aceitam pagamento também em Bitcoin, moeda criptografada que é difícil de rastrear pelas agências de segurança pública.

Há cerca de 53 mil instâncias diferentes de fraudes on-line relacionadas ao jogo Fortnite. A empresa de segurança TI Zerofox registrou o número entre setembro e o início de outubro do ano passado. A grande maioria - cerca de 86% - foram compartilhadas em mídias sociais populares, como Facebook, Instagram e Twitter.


O especialista ouvido pelo Independent afirma que a Epic Games não está fazendo o suficiente para impedir as atividades ilegais em sua plataforma.

A Epic Games não parece reprimir de forma séria as atividades criminosas que cercam Fortnite , lavagem de dinheiro ou outros. Apesar de parar completamente essa atividade criminosa é extremamente difícil, várias medidas podem ser tomadas para mitigar o fenômeno, incluindo o monitoramento da transferência de mercadorias de alto valor no jogo, identificação de jogadores com grandes estoques de dinheiro e compartilhamento de dados com leis relevantes. agências de fiscalização.

Benjamin Preminger, analista sênior de inteligência da Sixgill

Fortnite é um sucesso absoluto. Os 200 milhões de jogadores - população semelhante à do Brasil - geraram um lucro de US$ 3 bilhões em 2018 para a Epic Games, desenvolvedora do jogo.


4

Comentários

Como assim?! Criminosos utilizam game Fortnite para lavar dinheiro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2