LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Contra as fake news! Facebook seguirá apoiando projeto 'Vaza, Falsiane!' no Brasil

27 de março de 2019 0

O combate às fake news é uma das principais preocupações do Facebook no país. Durante as eleições majoritárias do ano passado, a rede comandada por Mark Zuckerberg adotou uma série de medidas, como a avaliação de perfis, a contratação de experts e um novo serviço para o país, para evitar que notícias falsas influenciassem na formação de opinião dos usuários/eleitores.

Hoje (27), o Facebook anunciou a renovação do apoio ao projeto 'Vaza, Falsiane!', curso online que busca ampliar a competência para a leitura de notícias, incentivar uma postura crítica sobre as fontes de informação e contribuir para a qualidade do debate na internet e fora dela.

Neste ano, o projeto terá um módulo específico para ajudar usuários da terceira idade, já que este público constantemente aumenta sua presença no mundo online e está suscetível a fake news.

O projeto foi lançado no ano passado pelos professores Ivan Paganotti (Fiam-Faam), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero) e contou com o apoio do Facebook. A página do projeto na rede alcançou 55 mil seguidores em 2018.

No site do curso há conteúdo diverso, com memes, listas e testes, com uso do Facebook para disseminar as mensagens e interagir com as pessoas, além de vídeos apresentados por Iberê Thenório, idealizador do programa Manual do Mundo.

A ideia para essa etapa é ter novos formatos que dialoguem com o público da melhor idade. De acordo com dados do IBGE, essa fatia da população está cada vez mais conectada: o percentual com acesso à internet subiu de 24,7% em 2016 para 31,1% em 2017. Em contrapartida, um estudo recente norte-americano mostra que pessoas acima de 65 anos são mais propensas a compartilhar links de notícias falsas.


Este é um público que começa, agora, a demonstrar maior engajamento com as plataformas digitais, em que o consumo de informação confiável exige competências distintas das requeridas por mídias como rádio, TV e jornal. A ideia é comparar essas duas realidades em vídeos bem-humorados que os auxiliem a desenvolver habilidades de curadoria e interpretação nas redes sociais”

Rodrigo Ratier, professor de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e um dos idealizadores do curso

O 'Vaza, Falsiane', além do cuidado voltado à melhor idade, atualizará o curso com mais exeplo de conteúdos que não se parecem tanto com notícias, mas enganam como fake news, algo que tem sido recorrente, como memes e publicações no formato de texto que geram desinformação ao serem postados nas redes sociais. Este material estará disponível a partir de julho.

O Facebook está comprometido em combater a desinformação, e temos adotado uma série de medidas para reduzir a distribuição de notícias falsas e coibir comportamento abusivo na plataforma. Além disso, sabemos que precisamos ajudar as pessoas a identificar informações confiáveis, por isso nosso apoio ao Vaza, Falsiane!",
Mônica Guise Rosina, gerente de Políticas Públicas do Facebook no Brasil

No ano passado o Facebook agiu e retirou do ar uma série de páginas ligadas ao Movimento Brasil Livre (MBL) que, segundo a rede, divulgavam fake news. Para tentar diminuir o efeito de notícias falsas, a plataforma passou a relacionar artigos às notícias, mas especialistas afirmaram que a iniciativa fracassou.

Facebook

Desenvolvedor: Facebook, Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

Contra as fake news! Facebook seguirá apoiando projeto 'Vaza, Falsiane!' no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2