LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google revela problema de segurança que gravou senhas em texto simples por anos

22 de maio de 2019 3

Nem mesmo a gigante de buscas Google está livre de problemas de segurança, por mais que o Facebook pareça fazer questão de protagonizar essas situações no geral.

A companhia informou que durante anos acabou armazenando senhas de usuários do G Suite em texto simples, ou seja, deixando elas visíveis sem muitas dificuldades a quem tivesse um acesso administrativo especial nos serviços. Isso teria começado ainda na década passada, após clientes demandarem um recurso em que gerenciadores de um grupo na suíte seriam capazes de configurarem ou alterarem senhas de funcionários daquela companhia.

Isso serviria, por exemplo, para um novo colaborador já chegar na empresa com credenciais prontas para trabalhar. Acontece que esse sistema gravava a senha configurada em texto simples em um log antes de mandá-la para a criptografia. O recurso já foi desativado há alguns anos, mas esse problema foi detectado mais recentemente.

A informação veio do blog oficial da companhia, e ela informa que não existem relatos de que esse problema de segurança teria sido explorado por usuários mal-intencionados. Apesar da política de transparência ao trazer o episódio a público, a companhia não revela quantos foram afetados.

Vale lembrar, das dores de cabeça da Google atualmente essa é uma das menores, principalmente pelo baixo impacto - ao menos segundo a empresa - até o momento. A empresa se viu obrigada recentemente a tomar uma decisão histórica ao romper laços com a Huawei, que não pode mais usar o Android, apenas o AOSP, por novas diretrizes estudanidenses fixadas por Donald Trump.

E você, o que acha dessa situação toda? O que achou da companhia vindo a público relatar o episódio mesmo que nenhum vazamento sobre o assunto tenha sido promovido? Conte para a gente nos comentários!


3

Comentários

Google revela problema de segurança que gravou senhas em texto simples por anos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista