LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo quer aumentar penas para roubo e receptação de celulares em até 50%

28 de março de 2025 70

Atualização (28/03/2025) - EB

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, encaminhou ao Palácio do Planalto na última quinta-feira (27) o projeto que prevê o aumento de até 50% na pena para receptação de celulares roubados.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Planalto, a ideia é reduzir a culpa que está recaindo sobre o presidente pela sensação de insegurança no país, embora os responsáveis pela gestão das polícias e políticas de combate ao crime sejam os governadores.

Para isto, o projeto propõe que a pena mínima para compra de dispositivos roubados seja aumentada entre 30% e 50%, de um ano para um ano e quatro meses ou até um ano e seis meses. A pena máxima seria aumentada de quatro para cinco anos e seis meses (+30%) ou até seis anos (+50%).


Lewandowski também prevê a criação do crime de "furto qualificado", quando ele é cometido por encomenda de um terceiro, o que geralmente acontece em casos de receptação, que também abastecem cofres de grandes organizações criminosas.

Segundo o Ministério da Justiça, quase um milhão de celulares foram roubados em 2023, de acordo com boletins de ocorrência registrados em delegacias, o que significa que o número de ocorrências pode ser muito maior.

Se aprovado, o projeto também aumentará a punição para roubo de cabos e sinal de operadoras de TV por assinatura em combate a atividade de milícias em todo o Brasil.

O projeto deve ser encaminhado ao Congresso Nacional nas próximas semanas, onde o governo espera receber apoio da bancada da segurança pública, que já demonstrou interesse no discurso recente do presidente Lula onde ele afirmou que não permitirá que o Brasil se torne uma "república de ladrão de celular".

Matéria original (21/03/2025)

Governo prepara lei para endurecer penas e o combate ao roubo de celulares no Brasil

O governo federal prepara uma nova ofensiva contra o roubo de celulares no Brasil. As medidas devem ser anunciadas em breve pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, uma vez que ele prepara uma lei que deve aumentar a pena para o crime de receptação.

Segundo fontes com acesso ao Palácio do Planalto, o PL deve focar na receptação de smartphones, cargas e fios de cobre, algo que tem se tornado um grande problema na maior parte das grandes cidades brasileiras.

Comentando o assunto em um ato no estado do Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom ao afirmar que o país não pode se tornar "uma república dos ladrões de celulares".

A gente não vai permitir que os bandidos tomem conta do nosso país. A gente não vai permitir que a república de ladrão de celular comece a assustar as pessoas na rua desse país.

Imagem/reprodução: presidente Lula destacou que o governo federal deve dar mais atenção a onda de roubo de celulares no Brasil.

A jornalista Daniela Lima, da Globo News, revelou que o governo também prepara uma ampla campanha publicitária para o aplicativo do Celular Seguro.

Isso porque, apesar do rápido crescimento após o lançamento, a base de usuários do programa estacionou, sendo que agora o Celular Seguro oferece meios para recuperar smartphones roubados.

Durante o processo de bloqueio, a vítima deve encontrar a opção de preservar o número IMEI ativo. Assim, quando algum receptador ativar uma nova linha no celular, ele será alertado pela polícia e coagido a devolver o aparelho em uma delegacia.

O presidente também tem reforçado a sua defesa da PEC da Segurança, que ainda não tem prazo para ser votada no Congresso Nacional.

É por isso que estamos apresentando uma PEC da Segurança para que a gente possa dizer que o Estado é mais forte que os bandidos. Lugar de bandido não é na rua assaltando, assustando e matando pessoas. É esse país que a gente vai construir.

Veja mais

Celular Seguro BR

Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil

Grátis

Tamanho: Varia


70

Comentários

Governo quer aumentar penas para roubo e receptação de celulares em até 50%
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2