LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Snaptube traz anúncios maliciosos e assina serviços sem consentimento

18 de outubro de 2019 30

Apesar de não estar disponível para download na Play Store, muitos usuários ainda recorrem ao Snaptube para baixar vídeos em seus smartphones. A instalação da ferramenta por fora da loja oficial do Android, além de não recomendada, também pode trazer sérios problemas de segurança para brasileiros.

Isso porque pesquisadores da empresa de segurança Upstream revelaram que o Snaptube está "gerando cliques falsos em anúncios e compras premium não autorizadas". Tudo acontece em segundo plano e sem que o usuário tenha noção do que está acontecendo em seu smartphone.

Atualmente, o Snaptube já tem mais de 40 milhões de usuários e permite o download de vídeos do YouTube, Instagram, Facebook e outras plataformas. No entanto, apesar de ser aparentemente "grátis", o aplicativo vem cobrando o seu preço dos usuários.

Em alguns casos, eles recebem SMS de cobrança de serviços pagos que foram assinados sem o seu consentimento. Veja nos exemplos abaixo:



De acordo com executivo-chefe da Upstream, Guy Krief, o Snaptube veicula anúncios invisíveis sem consentimento. Tudo acontece de forma silenciosa e a prática acaba zerando o plano de dados do usuário.

O aplicativo baixa e clica nos anúncios. Nada disso é mostrado nas telas dos aparelhos. O aplicativo de vídeo é literalmente uma plataforma para atividades suspeitas em segundo plano. Sob condições de teste, encontramos não apenas fraudes de cliques em publicidade de segundo plano, mas também inúmeros exemplos de usuários sendo inscritos em serviços ou assinaturas digitais premium.

Como resultado dessa atividade em segundo plano, o Snaptube também consome mais bateria, diminuindo a autonomia do smartphone. Desenvolvido na China, toda a atividade maliciosa do aplicativo é feita graças ao uso da SDK Mango, que também está presente no concorrente Vidmate.

Os usuários mais afetados são do Brasil, Egito, Sri Lanka, Malásia e África do Sul. Além disso, a Upstream relata que a fraude ainda está em andamento. Por isso, a recomendação da empresa é que o aplicativo seja desinstalado o mais rápido possível.

Resposta do Snaptube

Em resposta ao site TechCrunch, os desenvolvedores do Snaptube comentaram que não sabiam dos problemas envolvendo a SDK Mango. Além disso, eles afirmam que podem até mesmo processar a empresa responsável pela ferramenta:

Não percebemos que a Mango SDK estava exercendo atividades de fraude publicitária, o que nos trouxe uma grande perda de reputação de marca. Depois que alguns usuários reclamaram do comportamento malicioso da Mango SDK, nós encerramos todas as cooperações com ela. Estamos considerando uma ação legal contra a Mango SDK.


30

Comentários

Cuidado! Snaptube traz anúncios maliciosos e assina serviços sem consentimento
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2