LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: FBI alerta para ataques de hackers em Smart TVs; saiba como se prevenir

03 de dezembro de 2019 0

Em um período cheio de compras com a Black Friday e a Cyber Monday, além da proximidade com o Natal, o FBI alertou para brechas de segurança que podem estar presentes em Smart TVs.

Apesar de serem raros, ataques hackers podem acontecer nesse tipo de dispositivo, por meio de uma série de fatores. A coluna Detetive TudoCelular separou as principais informações sobre o aviso e vai explicar como você pode evitar qualquer problema em sua TV. Entenda mais a seguir:

Riscos da Internet das Coisas

O órgão norte-americano alerta principalmente para dispositivos que possuem câmera e microfone integrados. A presença desses recursos possibilitaria que cibercriminosos consigam vigiar e ouvir conversas da sua casa.

Segundo o FBI, como as fabricantes não colocam a segurança em primeiro lugar no desenvolvimento de seus produtos, seria mais fácil hackear uma Smart TV do que um computador de forma direta, por exemplo.

“Além do risco de que o fabricante da TV e os desenvolvedores de aplicativos possam estar ouvindo e assistindo você, essa televisão também pode ser uma porta de entrada para hackers entrarem em sua casa. Um criminoso cibernético menos habilidoso pode não ser capaz de acessar seu computador diretamente, mas é possível que sua TV ofereça a ele uma maneira fácil através da porta dos fundos do seu roteador.”


FBI

Smart TV pode não ser o problema

Assim como foi ressaltado na própria declaração do FBI, a falha de segurança pode não estar relacionada diretamente à TV, mas sim à rede do usuário. Ou seja, a invasão ocorreria por meio do roteador.

De acordo com a especialista em infraestrutura de TI e CEO da it.line, Sylvia Bellio, as pessoas voltam suas preocupações aos computadores e celulares e acabam por esquecer que os protocolos de segurança devem ser aplicados também a outros aparelhos conectados.

“O problema todo é a rede pessoal e não exatamente a televisão. A Smart TV acaba virando uma porta de entrada para os roteadores das pessoas. Uma vez hackeado, um roteador acaba virando uma fonte para que todas as informações de uma pessoa que estão circulando na internet, desde os sites que ela acessa até as contas e senhas utilizadas, possam ser visualizadas.”


Sylvia Bellio

Especialista em infraestrutura de TI e CEO da it.line

Como se prevenir?

Para evitar qualquer tipo de ataque hacker em sua Smart TV, o órgão federal norte-americano recomenda medidas como a atualização frequente do seu dispositivo, leitura das políticas de privacidade da fabricante e cobertura da câmera do televisor – se houver – com uma fita preta quando não estiver em uso.

Já a executiva da it.line acrescenta outras iniciativas, como verificar se os apps baixados são oficiais; utilizar protocolos de segurança WEP, WPA e WPA2 na sua rede; alterar a senha padrão do roteador para uma combinação que, de preferência, tenha letras e números sem relação a datas comemorativas, nomes de animais de estimação, entre outros; e controlar o número de pessoas que têm acesso ao Wi-Fi da sua casa.

Qual é a sua avaliação sobre o alerta feito pelo FBI? Já aplicou as formas de prevenção para a sua Smart TV? Participe conosco!


0

Comentários

Detetive TudoCelular: FBI alerta para ataques de hackers em Smart TVs; saiba como se prevenir
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2