LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Evite as fraudes mais comuns nesta Black Friday 2022 | Detetive TudoCelular

24 de novembro de 2022 19

Atualização (22/11/2022) – RB

Já estamos na semana da Black Friday 2022 no Brasil e no mundo. Na edição deste ano, o destaque é a data ocorrer no mesmo período da Copa do Mundo do Catar, o que fez o varejo antecipar muitas das ofertas para esse período.

Por isso, não é preciso esperar até a sexta-feira, dia 25 de novembro, para ficar atento aos cuidados com golpes e fraudes. Cada vez mais, a cibersegurança possui tanta relevância para manter os dados e os dispositivos protegidos.

Para falar a você como evitar as fraudes mais comuns nesta edição da Black Friday, o Detetive TudoCelular reforça nesta coluna alguns dos cuidados básicos que devem ser tomados, a fim de não cair em armadilhas no comércio eletrônico. Veja a seguir:

Pesquise o site antes de comprar

A presença de sites falsos ou maliciosos consiste em uma das principais ameaças aos consumidores neste período de promoções. Vários indicadores podem sinalizar para um perigo aos internautas.

Um deles é o relato de outros internautas. Por isso, é preciso buscar na internet por avaliações de quem já possa ter comprado na loja virtual. Sites como Reclame Aqui também conseguem dar um parâmetro se a varejista é confiável.

Outro ponto importante é checar a presença do certificado HTTPS – pelo cadeado ao lado do endereço URL, no navegador – e se há um sistema de pagamento já conhecido na plataforma da loja. Desta maneira, é possível ficar tranquilo quanto a ferramentas enganosas que possam roubar seus dados de cartão de crédito ou senhas.

Desconfie de preços muito baixos

Além de fazer a checagem se a loja virtual, uma informação pode ser muito relevante para descobrir se o site é uma fraude. Muitos sites que aplicam golpes nos consumidores atraem as vítimas por falsas ofertas.

Caso você veja um valor muito abaixo que os demais concorrentes de mercado em uma varejista desconhecida, desconfie de imediato da integridade da loja. O risco a se correr pode não ser compensado pela “dor de cabeça” a ser causada posteriormente.

Mas não confunda com as ações de muitos e-commerces famosos que fazem promoções temporárias e campanhas de compra relâmpago nas redes sociais. Nesses casos, é garantido que não há golpe.

Registre todas as informações

Quando for fechar algum negócio no ambiente online, trate de guardar todas as informações da sua compra, como o site, o preço ofertado e as condições de pagamento e de recebimento. Isso pode ser feito por fotos do seu celular ou capturas de tela.

E aqui fica uma dica também para aquisições presenciais: o consumidor tem o direito de solicitar ao vendedor que escreva em algum lugar todas as garantias e promessas na hora da compra. Caso o comerciante se recuse a fazê-lo, o próprio comprador poderá tirar fotos ou gravar áudio/vídeo para registros.

Trocas e devoluções na Black Friday

Não pense que apenas por uma compra ser feita na Black Friday que ela não poderá ser cancelada ou trocada, caso você queira. No caso específico de compras online, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante aos clientes sete dias corridos, a partir de quando o produto é entregue, para o arrependimento – independente se tenha um motivo.

Caso aconteça algum problema quanto ao não respeito dessas regras pela loja online ou outro tipo de descumprimento da legislação, o internauta pode procurar os órgãos de defesa do consumidor, como Procon, Ministério Público ou agências reguladoras.

Ainda sobre aquisições pela internet, o usuário também pode registrar alguma queixa no site Consumidor.gov.br, uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, própria para atuar junto aos órgãos públicos para garantir as políticas de defesa do consumidor.

TudoCelular desvenda falsas ofertas

O TudoCelular possui uma ferramenta para desvendar todas as falsas ofertas durante a Black Friday e ao longo de todo o ano. O site apresenta um gráfico que permite comparar preços e saber quais são os valores mais em conta para o seu bolso e quando o produto desejado realmente está com desconto.

Com este recurso, é possível saber as oscilações de valor nos últimos meses, com atualizações dos produtos a cada 15 minutos. Para acessar as informações completas, basta ir até a ficha do dispositivo e abrir o menu “Preço”, na lateral esquerda. O histórico fica abaixo de todas as ofertas, como mostra a captura de tela a seguir:


No período de Black Friday e Cyber Monday, o TudoCelular também mostra, em tempo real, as principais ofertas em uma barra localizada na porção superior das nossas páginas. Com ela, é possível conferir o que tem melhor preço no momento do acesso, para não perder a promoção, como exemplifica o print abaixo:

O TudoCelular conta com uma ferramenta em tempo real que mostra os melhores preços de lojas confiáveis em todo o país

19

Comentários

Evite as fraudes mais comuns nesta Black Friday 2022 | Detetive TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas