LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google reativa integração com dispositivos da Xiaomi após falha de segurança

06 de janeiro de 2020 0

Atualização (06/01/20) - JB

O Google reativou a integração do seu ecossistema aos produtos inteligentes da Xiaomi. A novidade foi descoberta por alguns usuários após a fabricante admitir uma grave falha de segurança em suas câmeras conectadas.

Para quem não se lembra, a brecha fez com que alguns usuários conseguissem acessar imagens de câmeras de outras pessoas. Com a correção do problema, o Google voltou atrás na sua decisão de banir os dispositivos da chinesa.

No entanto, a gigante das buscas ainda deve manter as câmeras da Xiaomi em uma espécie de "quarentena". Isso foi confirmado pela própria fabricante:

outros dispositivos que não são a câmera inteligente já estão disponíveis para integração no Google Nest Hub.


Como a câmera ainda não pode ser acessada pelo ecossistema do Google, tudo indica que a correção liberada pela Xiaomi ainda não foi o suficiente para resolver o problema.

Além disso, parece que a chinesa está trabalhando diretamente com a gigante das buscas na solução da falha. Caso você queira saber como tudo começou, basta acessar o texto original abaixo:

Texto original (02/01/20)

Um bug bizarro surpreendeu quem tem sistema de vigilância doméstica da Xiaomi integrado à central do Google.

Um usuário do Reddit foi das primeiras pessoas a apontar a grande falha. Ele possui um Google Nest Hub em casa que é responsável pelo gerenciamento de algumas câmeras de segurança da chinesa. Ao pedir que a Assistente lhe mostrasse seus feeds, o que aconteceu foi um tanto bizarro.

Ao invés de assistir imagens da sua casa, o usuário teve acesso a um idoso sentado em uma cadeira na porta de um domicílio, a imagens internas de um imóvel que não era o seu, e o pior: até a uma câmera de monitoramento de um bebê em um quarto (!!).

O episódio acendeu o alerta para um grande problema de segurança nas redes do Google ou da Xiaomi, ou de ambas. Fato é que isso foi o suficiente para que a gigante de buscas desativasse a integração do seu serviço com os dispositivo Mi Home da Xiaomi. Todos eles.


Sendo assim, quem possui aparelhos inteligentes da chinesa em casa não está conseguindo nem ao menos acender uma lâmpada com o Assistente, tendo que recorrer ao velho hábito dos nossos ancestrais, que levantavam da cama e caminhavam até um interruptor para o acendimento das luzes.

O Google confirmou publicamente a desativação da integração de forma temporária, e tranquiliza os usuários desses gadgets quanto ao ocorrido, informando que já está trabalhando com a Xiaomi para a detecção do problema e sua pronta correção.

Quanto aos problemas de privacidade desse episódio, é possível que as empresas se vejam em breve envolvidas com a Justiça, a partir de processos de usuários que tiveram suas casas expostas de maneira indevida nesse grande problema de segurança.

E você, o que achou dessa situação toda? Foi prejudicado pela medida preventiva do Google? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Google reativa integração com dispositivos da Xiaomi após falha de segurança
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista