LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: Procon-SP divulga Fake News sobre ligações do próprio número e recua

27 de fevereiro de 2020 10

No último dia 14 de fevereiro, o Procon-SP divulgou um vídeo, no qual o seu diretor-executivo, Fernando Capez, afirmava que hackers estariam realizando ligações do próprio número de celular do consumidor, para roubar dados das vítimas.

O ex-deputado estadual (PSDB-SP) explicava na gravação que o órgão chegou a receber reclamações de consumidores sobre o caso. Ele ainda afirmava que o golpe era feito pelo chamado spoofing e demandava apenas dez segundos após atender a chamada para conseguir o objetivo.

A recomendação de Capez era para recusar a ligação e informar a operadora sobre o acontecimento. Confira o vídeo:

“Caso o consumidor constate pelo visor de seu aparelho que está recebendo uma ligação de um número igual ao seu, não atenda: informe sua operadora sobre o ocorrido e avise outras pessoas e amigos para que não caiam no golpe.”


Fernando Capez

Diretor-executivo do Procon-SP

A coluna Detetive TudoCelular tentou entrar em contato com várias partes envolvidas – como o próprio Procon-SP, a Anatel e as operadoras – desde a última quinta-feira (20) e reuniu outras informações sobre o caso. Entenda mais a seguir:

Procon-SP volta atrás sobre alerta

Um dia após o contato deste site com a assessoria do Procon-SP – até agora não respondido –, o diretor-executivo da entidade se desmentiu ao portal UOL Tilt. Ele falou que tomou conhecimento do suposto golpe depois de um aviso por um desembargador – sem dizer quem.

Diferente do que falou no vídeo, Capez ainda disse à publicação que não houve qualquer queixa de clientes ao Procon-SP. Mas acrescenta que pessoas permanecem recebendo ligações do seu próprio número – sem saber quem são elas nem o que houve quando atenderam.

Já o próprio órgão público emitiu uma nota para o UOL na qual confessa que não tem provas dos golpes e, “para fazer testes, o Procon teria que recrutar hackers e não conhecemos nenhum”.

Anatel desconhece o caso

A Anatel – contactada pelo Detetive TudoCelular na mesma quinta-feira (20) – também não respondeu ao nosso questionamento até a publicação desta matéria. Mas, para o UOL, a agência comunicou que desconhece alguma técnica de roubar dados por chamadas de voz.

Segundo ela, a situação mais provável é algum método utilizado pelo hacker para enganar o usuário e o fazer entregar suas informações pessoais – como o caso já relatado por esta coluna no ano passado.

“O cenário técnico mais provável no caso relatado pelo Procon é de alguma engenharia social feita pelo hacker que leva o consumidor, enganado, a digitar ou falar suas informações pessoais.”


Anatel

Fake News não é recente

Apesar de o Procon-SP ter divulgado o boato somente em meados de fevereiro, a Fake News circula desde o ano passado. Em dezembro de 2019, o site Boatos.org chegou a desvendar o caso, com base em uma mensagem que circulava nas redes sociais – veja abaixo. O site avaliou que a mensagem era vaga, sem fontes confiáveis e com erros de português.

“Pessoal, novo golpe perigoso: recebi alguns telefonemas hoje do meu próprio número. Isso mesmo, meu celular ligando para o meu celular. Acabei de ligar para a Vivo e a atendente disse que é o novo golpe: fraudadores clonam seu número e ligam para vc, na curiosidade vc acaba atendendo, e em questão de menos de 10 segundos eles conseguem baixar dados importantes do seu celular, como contas, senhas, e contatos.


É muito importante não atender o seu próprio número, e , se isso acontecer, desligue o aparelho e entre em contato com a operadora. Se vc atender eles passam a vigiar tudo o que vc faz, rastreando seus passos, e depois usam isso contra vc, clonando documentos, entrando em contas bancárias e fazendo pedidos de resgate (sequestro eletrônico) Parece que é a nova moda, portanto, não atendam. Abs *Repassando*”

Visão das operadoras

Esta coluna chegou a procurar as operadoras Vivo, TIM, Oi e Claro para obter mais explicações sobre a procedência da informação e possíveis motivos para um cliente receber uma ligação do próprio número. Entre as suspeitas de isso ocorrer, estão ligações de empresas de telemarketing.

Até o momento, nenhuma operadora emitiu um posicionamento – e somente a Claro nem chegou a retornar o nosso contato. Há ainda a possibilidade de uma nota do SindiTelebrasil, em nome das empresas do setor, a qual ainda não chegou.

Caso haja alguma resposta oficial por parte dessas companhias, este texto será atualizado. O espaço permanecerá aberto para maiores esclarecimentos.

Precauções

Como não há uma confirmação de alguma das partes sobre o que uma ligação do mesmo número pode causar, é importante que tome os devidos cuidados caso isso venha a acontecer com você.

Até que cheguem a um entendimento definitivo sobre os efeitos de uma chamada do seu próprio celular, evite atender e – caso isso venha a ocorrer – não passe qualquer informação pessoal a desconhecidos que possam estar do outro lado.

Você já recebeu uma ligação do seu número ou conhece alguém que tenha vivido uma situação semelhante? Relate a experiência para a gente!


10

Comentários

Detetive TudoCelular: Procon-SP divulga Fake News sobre ligações do próprio número e recua
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2