LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PS4: nova atualização corrige o problema da bateria interna do console

22 de setembro de 2021 32

Atualização (22/09/2021) - GS

Há alguns meses, surgiram informações de que o PS4 pode deixar de rodar jogos por conta de um problema na bateria do relógio interno.

Após alguns testes, foi constatado que a informação era realmente verídica, impedindo que os jogos rodassem em modo offline e até mesmo apresentasse alguns arquivos corrompidos. A Sony ficou ciente do problema e alguns rumores dos bastidores indicavam que a empresa já trabalhava em uma solução.

Esta semana, a empresa liberou uma nova atualização de sistema para o console, que finalmente corrige esse problema.

O Destruction Games, que originalmente relatou os problemas da bateria CMOS, confirmou algumas horas atrás no Twitter que o firmware 9.0 parece ter resolvido os problemas, já que eles conseguiram jogar em um PlayStation 4 com uma bateria CMOS ausente enquanto estavam offline. Mais testes serão necessários, mas parece que a Sony realmente examinou o problema conforme anunciado anteriormente.

Considerando que ainda teremos mais jogos chegando ao PS4 no futuro, é bom saber que a Sony está se preocupando em estender a vida útil do console.

Você já atualizou o software do seu PS4?

Atualização (22/04/2021) - Por GS

Há cerca de um mês, surgiram na internet alguns relatos que indicavam que o PS4 poderia deixar de rodar jogos em modo offline, caso a bateria do relógio interno do console ficasse sem energia (CMOS).

Um usuário fez um teste removendo a bateria de seu console e comprovou que a informação estava correta, o que significa que, caso isso aconteça ou a Sony desative a PSN no console, os usuários não conseguirão mais jogar os títulos que adquiriram. Isso acontece, pois é necessário que os jogos sejam validados pela PSN como uma forma de evitar trapaças no sistema de troféus.

Alguns fãs escreveram uma carta aberta à Sony, pedindo que medidas corretivas sejam tomadas.

O problema chamou minha atenção inicialmente através da equipe @DoestItPlay1 no Twitter ae se relaciona com a bateria do relógio interno, coloquialmente se referindo à bateria do CMOS. Foi descoberto que uma vez que a bateria acaba, a menos que o console se conecte com a internet, o conteúdo digital comprado na PlayStation Store irá parar de funcionar. No caso do PS4, o console também fica impedido de executar discos físicos.

Eu peço que a Sony lance uma correção de firmware e se comprometa com seus consumidores, pelo bem de futuras gerações e do meio ambiente, para garantir uma continuidade de funcionamento de seus consoles e que o hardware não fique atrelado à atualizações online obrigatórias.

Ao que parece, a Sony já contatou diversas fontes, informando que está ciente do problema e trabalhando em uma correção. Algumas fontes internas afirmam que o marketing da Sony também está ansioso para resolver isso.

Com sorte, teremos boas notícias em breve.

Atualização (12/04/2021) - Por GS

Há alguns dias, surgiu um rumor na internet de que o PlayStation 4 poderia deixar de executar jogos caso a bateria do relógio interno (CMOS) no console ficasse sem carga.

Para desmistificar os rumores, um usuário do console resolveu fazer um teste removendo a bateria e confirmou que a informação estava de fato correta.

O usuário publicou um vídeo relatando o ocorrido em uma thread de seu Twitter, onde explica o que acontece quando o console não consegue reconhecer o sistema CMOS.

Se vocês querem uma prova do problema CMOS no PS4, aqui está o vídeo. Eu removi a bateria e remontei o PS4. O resultado, nenhum jogo físico ou digital funciona em modo offline sem se conectar com os servidores da Sony. ALÉM DISSO, alguns jogos podem apresentar arquivos de instalação corrompidos.

Segundo o relato de um técnico especializado em criar modificações para jogos, a função do relógio interno do console é impedir que alguns usuários façam trapaças no sistema de troféus do jogo. Quando o usuário se conecta com a PSN, o sistema consegue sincronizar os troféus obtidos, por isso, sem a bateria, não é possível jogar em modo offline.

Alguns usuários responderam a thread do teste com mensagens de indignação à Sony e pedindo por uma solução, além de questionamento sobre esse sistema em outros consoles da família PlayStation.

Considerando o teste acima, os usuários podem supor que, caso a bateria do relógio interno acabe e a Sony decida encerrar as atividades da PSN no PlayStation 4, como fez recentemente com o fechamento das lojas digitais do PS3, PSP e PS Vita, o console acabará ficando inútil.

Até o momento, a única solução para o problema é a troca da bateria, mas é um processo complicado que requer assistência técnica especializada.

Texto original - 25/03/2021

Recentemente ouvimos um rumor de que a Sony deve fechar as lojas do PS3, PSP e PSVita, o que chamou a atenção de muitos usuários que ainda têm esses consoles. Agora são os donos do PS4 que devem se preocupar, pois um desenvolvedor chamado Lance McDonald afirmou que o console pode deixar de rodar jogos por conta de um problema na bateria do relógio interno.

O problema foi apontado inicialmente pelo usuário DoesItPlay do Twitter, que citou o erro CE 34878-0, que aparece quando a bateria do relógio interno do PS4 chega ao fim da sua vida útil. Para corrigir o problema, o ideal é trocar a bateria e conectar-se ao servidor da PSN para sincronizar o horário novamente. Entretanto, as coisas podem ficar complicadas se o PS4 perder a integração com a loja.

O problema é que o console não permite que você jogue nenhum título sem ter os troféus ativos e, para que essa função esteja ativa, é preciso que o relógio interno esteja marcando a hora correta. O fim da bateria então causaria um grande problema para os donos do console, impedindo que o PS4 rode qualquer jogo caso ele perca integração com a PSN.

Lance afirma que ainda seria possível ajustar o relógio interno por meio de métodos alternativos, mas estes procedimentos costumam ser complexos e perigosos para o console, dessa forma a maioria dos usuários pode enfrentar mais problemas ao tentar fazer isto.

Se você está imaginando que os jogos físicos estariam a salvo, saiba que até mesmo eles exigem que os troféus estejam ativos para serem jogados, então o console perderia a capacidade de rodá-los também.

Entretanto vale lembrar que este é um problema que pode ser corrigido pela Sony caso ela libere uma atualização que permita jogar de forma offline sem uso dos troféus. Por outro lado, a PSN deve permanecer online para o PS4 durante um bom tempo, visto que o console ainda é vendido oficialmente em diversos países incluindo o Brasil.

Por fim, vale lembrar que a Sony vai remover o recurso de comunidades no PS4, o que indica também que agora ela se concentrará mais no PS5, que é a geração mais recente lançada em 2020.

Saiba mais


32

Comentários

PS4: nova atualização corrige o problema da bateria interna do console
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2