LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google continuou coletando localização de usuários com GPS desativado no Android

31 de maio de 2021 6

O Google está respondendo a um processo nos Estados Unidos onde a empresa é acusada de continuar rastreando usuários, mesmo quando eles desligam a localização no Android. A ação foi movida em 2020 e segue o mesmo padrão de uma disputa que está acontecendo na Austrália.

Nesta semana, o juiz do caso liberou uma série de documentos que estavam sob sigilo e a situação do Google se complicou ainda mais. Isso porque a gigante das buscas sabia que estava enganando os usuários do Android e ainda chegou a pressionar fabricantes — como a LG a dificultarem o acesso para as configurações de localização.

Os documentos revelados indicam que os executivos e engenheiros do Google sabiam que a empresa estava dificultando a desativação total da localização de forma proposital. O procurador geral do Arizona acusa o Google de lucrar US$ 130 bilhões em 2019 ao exibir anúncios direcionados com base na localização dos usuários.

Assim como no processo australiano, as autoridades dos EUA chegaram a conclusão de que é altamente difícil despistar o Google.

A empresa nunca deixou claro para seus usuários que permitir o rastreamento de atividades em aplicativos, na internet e que até mesmo uma simples conexão no Wi-Fi significa dar permissão para que os dados de localização sejam armazenados pelo Google com base no IP, por exemplo.


Jack Menzel, um ex-vice-presidente que supervisiona o Google Maps, admitiu em depoimento que a única maneira do Google não conseguir descobrir a casa e o trabalho de um usuário é ele intencionalmente tentar despistar a empresa ao definir seu endereço em locais aleatórios.

Os documentos também revelaram que o Google viu como um "problema" a facilitação do acesso para as configurações de localização. Isso porque testes mostraram que os usuários desativaram totalmente o compartilhamento da localização com o Google quando isso estava disponível de maneira mais simples.

Comentando o assunto, um porta-voz do Google disse que o processo pode ser uma oportunidade para a empresa esclarecer as coisas.

O Procurador-Geral e nossos concorrentes que estão conduzindo este processo fizeram de tudo para descaracterizar nossos serviços. Sempre incorporamos recursos de privacidade em nossos produtos e fornecemos controles robustos para os dados de localização. Estamos ansiosos para esclarecer as coisas.


6

Comentários

Google continuou coletando localização de usuários com GPS desativado no Android
  • Assim como a China, os EUA também espiona a gente

    E isso deu um sinal claro de que a Google irá seguir um caminho bem oposto ao da Apple em relação a rastreamento de informações por aplicativos no Android 12...

      • Pressão da Alemanha e França contra espionagem de aliados Europeus pelos Estados Unidos com colaboração da Dinamarca.
        Hipocrisia.
        Façam o que digo, mas o que faço.

          • E o culpado é a China por espionagem e, nem comprovaram isso hahaha !

              • Nossa, quem diria que a Google, a imaculada empresa norte americana, seria algum dia acusada de espionagem... Não está certo isso, os únicos que espiam são os chineses.
                Google você jamais faria isso com Deus usuário, eu acredito na sua inocência :'(

                  • Google e os americanos vivem espionando a gente.

                      • Mas isso não atribui o fato da China não coletar dados, não existe nenhum país certo nessa história

                        E aliás, ainda acho mais prejudicial a China coletar meus dados do que os EUA, justamente pelo fato do governo chinês ter uma espécie de controle maior da população do que os EUA...

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista