LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo ataque hacker invade repositório de senhas do governo no Brasil e vaza dados na deep web

15 de dezembro de 2021 9

Há poucos dias o Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker que derrubou o seu site oficial e o aplicativo Conecte SUS e hoje mais um ataque ocorreu, dessa vez com hackers acessando o repositório de senhas do governo. Segundo fontes, o vazamento pode ter atingido mais de 20 órgãos do governo incluindo ministérios, que agora têm dados expostos na Deep Web.

Os logins e senhas para sistemas do governo atualmente estão sendo distribuídos em fóruns obscuros da Deep Web, onde hackers ainda ridicularizam a atuação do Governo Federal diante a sequência de invasões aos seus sistemas recentemente.

Investigações do Serpro e da Polícia Federal, o repositório de senhas tem acesso ao broker da Claro/Embratel, uma plataforma para gerenciar informações salvas em nuvem. A Claro/Embratel foi contratada pelo governo em 2020 para migrar os dados dos servidores do Executivo para os da Amazon Web Services.


Apesar disso, ainda não está claro se a invasão teve colaboração interna ou foi possível devido a uma falha de segurança nos sistemas, mas a maior preocupação é a vulnerabilidade que eles representam para diversos sistemas do governo, que já se mostraram bastante frágeis nos últimos meses.

Um dos funcionários do Serpro afirma que diversos sistemas já foram acessados pelos hackers, incluindo os da Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um dos policiais envolvidos ainda disse em entrevista ao portal O Bastidor:

Não sabemos quais informações eles têm. De certa maneira, o governo está refém dos hackers.

Ao ser questionada sobre o ataque hacker, a Claro se limitou a dizer:

Não há evidências, até o momento, de que o ataque tenha partido de funcionário ou ex-funcionário da Embratel. Reiteramos que estamos sempre à disposição para ajudar o Ministério em demandas técnicas e que a empresa não é responsável pela segurança dos dados ou pela gestão operacional do ambiente tecnológico do Ministério da Saúde e demais órgãos do Governo. Seguimos à disposição para esclarecimentos adicionais, se necessário.

Até o momento não há pistas sobre qual grupo hacker possa ser o responsável pela invasão, enquanto a equipe de TI do Governo Federal tenta remediar a situação e fortificar a segurança dos seus sistemas com auxílio da PF.


9

Comentários

Novo ataque hacker invade repositório de senhas do governo no Brasil e vaza dados na deep web
  • Duvido muito que seja apenas mulecada invadindo site, sou especialista em segurança digital, esaa falha xxs é mais fulminante ja vista na atualidade, duvido muito governo descobrir.. quem são os culpados..

      • Tudo é rastreavel, a Abin e a PF deveriam se juntar e exigir uma policia técnica para assuntos virtuais mais eficiente.
        E o principal ter um provedor federal e não terceirizado para AWS,Goog le, Cisco etc.

        Ou seja servidores padrões e robustos para salvaguardar dados dos brasileiros, assim teria válvulas de escape casobtivesse essas falhas. E atrair cabeças importantes para esse caça-fantasma!

          • Eu não sei se eu posso falar, mas foda-se
            Eu já invadir vários sites, porém nunca sites do governo, eles sempre vão te achar, pode ter certeza!
            Sites privados e tal, as vezes nem sabem que estão sendo hackeados ou invadidos, isso porque dar para entrar e sair sem ser percebido. No do governo é difícil porque é muita informação e é claro que o nível de segurança é muito maior que um site privado por exemplo, pode não parecer, mas é difícil invadir sites ligado ao poder publiv

              • E a equipe de Ti do governo está "pelejando" até hoje? Vão esperar os hackers jogarem "tudo" no chão para depois tentarem remediar? Agora é a hora de arregaçar as mangas e fazerem o serviço direito. Se continuarem a empurrar o problema com a barriga a tendência é só piorar, enfim a bomba vai estourar no rabo de alguém.

                • Oh que lindo!
                  Mulekada não tem o que fazer e fica invadindo sites do governo
                  Quando prenderem tão fudido( se prender né )

                    • Mais uma vergonha para esse governo.

                        • www.dpreview.com/news/3026500267/dell-s-luna-concept-laptop-aims-to-reduce-e-waste-and-carbon-emissions

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Windows

                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                          Economia e mercado

                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista