LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo sanciona lei que garante proteção aos trabalhadores do iFood, Uber Eats e mais

06 de janeiro de 2022 18

O Governo Federal sancionou um Projeto de Lei (PL) que visava garantir aos entregadores de aplicativos de delivery — como o iFood, Uber Eats e Rappi — benefícios de proteção ao trabalhador e família durante a pandemia de coronavírus. A proposta foi convertida em lei por Jair Bolsonaro na última quarta-feira (05).

Conforme descreve o teor da nova lei, as empresas responsáveis pelos aplicativos deverão contratar seguro contra acidentes, sem franquia, para os entregadores. Os planos devem abranger eventuais acidentes ocorridos no trânsito entre a retirada e entrega de produtos.

(Imagem: Reprodução)

O seguro deve cobrir também acidentes pessoais, invalidez (temporária ou permanente) e morte. O texto especifica que o valor do benefício deve ser calculado através da média dos três últimos pagamentos mensais recebidos pelo trabalhador.

Caso o trabalhador seja diagnosticado com Covid-19, a empresa deverá fornecer auxílio financeiro durante 15 dias, passíveis de prorrogação com a apresentação de um exame ou documento que comprove a persistência da doença por mais dois períodos de 15 dias.

Nos casos em que um indivíduo acidentado trabalha para dois ou mais aplicativos, as medidas garantidas por lei devem ser fornecidas pela empresa para qual o entregador prestava serviços no momento do incidente.

As empresas também devem se comprometer ao fornecimento de itens preventivos para os trabalhadores, incluindo máscaras, álcool em gel ou outras opções de higienização. A lei descreve que isso poderá ocorrer através de fornecimento direto ou reembolso de despesas com os materiais de proteção.

O descumprimento da lei pode resultar em punições que partem de advertências iniciais e chegam ao pagamento de multas de R$ 5 mil por infração.

Bolsonaro sancionou as novas regras com apenas um veto — um dos itens previstos pelo texto incluía benefícios de alimentação aos trabalhadores por intermédio de programas previstos na Lei 6.321/1976. A exclusão do trecho foi justificada sob a possível renúncia de receita sem avaliações sobre o impacto orçamentário e outros efeitos do subsídio.

O PL nº 1.665 de 2020 havia sido aprovado pelo Senado em dezembro de 2021, pouco após a avaliação positiva da Câmara dos Deputados. A nova lei é estabelecida em um momento oportuno, visto que as preocupações sobre a variante Ômicron já estão causando a intensificação das medidas preventivas.


18

Comentários

Governo sanciona lei que garante proteção aos trabalhadores do iFood, Uber Eats e mais
  • Estou a 5 anos esperando meu cadastro ser aprovado! Tenho família e minha mulher está desempregada me ajudando da forma que pode! Fiz diversas reclamações no reclame aqui e eles sempre falam a mesma mesma coisa! Que estou aguardando na fila para ser aprovado, fico pensando nos meus 2 filhos! Em não deixar nada faltar para eles, peço a ajuda de algum responsável e me ajude! Pois só quero trabalhar honestamente e levar o pão de cada dia.

      • Sou a favor.. Em umas coisas.

        fica fazendo lei tem hora que o App.. Não vai aguenta. e também prejuízo ... E vai sair fora.

        Muitos só q os benefícios do app e nem quer fazer entrega...

        Na uber uns entrava para da golpe e comer o pedidokkkk

        claro... que a uber pedui arrego
        como q vai da benefícios..

        da golpe no ifood .. Agora?

        Todo mundo vai trabalhar nele..
        Agora!! Já está difícil... Vai ficar mas ainda.

          • Nossa amigo sempre tem um contra as coisas do q é certo,essas empresas clandestinas ganham do suor dos entregadores aí quando finalmente esse podre de presidente sanciona uma lei q finalmente vai beneficiar a categoria dos entregadores aí vem vc ser contra,se eles irem embora vai ser um favor q estão fazendo.

              • O app BeeHive está atendendo minhas necessidades e engloba tanto, comerciantes, como entregadores e clientes. É pra vender, entregar e pedir.

                • Eu estou trabalhando com esse App que é novo bem interessante e já está disponível em todo o Brasil estou conseguindo fazer minhas entregas e não pago nenhuma taxa. Tem na Google play
                  %uD83D%uDC47
                  https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.b2f.beehive

                    • Sim, os trabalhadores mereciam ser forçados a trabalhar qndo estivessem com covid e arcar com os acidentes sofridos durante o trabalho em nome do lucro das empresas. Um brinde ao empreendedorismo!

                        • Sou a favor a essas novas medidas, mas acredito que não precisava ser em forma de lei, isso só força a saída das empresas privadas do ramo.

                          A Uber foi a primeira, vamos ver quem serão as próximas, além de não gerar fonte de renda algum o governo só piora a situação, triste realidade!

                            • Vai matar esses servicos. Uber eats ja foi a primeira a sair fora.

                              • pessoal não percebe, mas isso vai simplesmente matar esses serviços.

                                • Maldito Ditador Genocida.
                                  sqn.

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Especiais

                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                  Software

                                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2