LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sebrae sofre ataque hacker e tem seus serviços interrompidos há mais de 24 horas | Detetive TC

30 de março de 2022 19

Desde a manhã desta terça-feira (29), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) teve uma queda de seu sistema, o que gerou a interrupção de serviços importantes, como o site oficial e o emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica.

O Detetive TudoCelular obteve informações de usuários e o posicionamento oficial da empresa, que confirma ser uma obra de ataque cibernético. Fique por dentro dos detalhes da apuração a seguir.

Relato de usuária

Uma usuária conversou com a coluna e relatou ter utilizado o sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica até o final da tarde de segunda-feira (29). Quando precisou usar novamente, na manhã desta terça (30), recebeu uma mensagem de erro ao abrir a plataforma.

Na hora, pensou ser algum erro de Java ou da sua máquina. Ao ligar no Sebrae, recebeu a informação de que o problema era geral e afetava outros usuários. Inclusive, o site oficial já estava fora do ar.

A pessoa conta ter ficado impedida de tirar nota fiscal da empresa para a qual trabalha, algo que era necessário para o momento. Então, sem uma solução até a manhã desta quarta-feira (30), decidiu ligar novamente no Sebrae.

A resposta desta vez foi mais completa. A atendente afirmou que houve ataque hacker nos sistemas da entidade. Contudo, diz que não houve qualquer vazamento de dados dos clientes.

No que afeta os pequenos negócios?

Desde o mês de janeiro de 2017, o Sebrae-SP assumiu o controle do emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrôncia (NFe) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), então descontinuados pela Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo.

Na ocasião, a decisão foi importante para manter ativo um serviço gratuito para que as empresas atuantes na área do comércio pudessem emitir, de graça e pelo computador, as notas fiscais dos produtos vendidos, sem precisar pagar por um serviço de terceiros.

Ao ficar fora do ar, essas micro e pequenas empresas — alvo do trabalho do Sebrae e principais beneficiadas com o sistema gratuito — ficam impedidas de realizar o procedimento de venda legal aos seus clientes.

Como contornar o problema?

Imagem: TudoCelular.com

O TudoCelular descobriu um método para se contornar a barreira da instabilidade do sistema do Sebrae e voltar a acessar o emissor de NFe, mas há um “porém” — o caminho consiste em abrir as Configurações Java, entrar na aba Geral e clicar no botão Exibir..., para abrir uma nova janela com o emissor.

Basta selecionar o serviço com o botão direito do mouse e clica em Executar Off-line. Na sequência, a ferramenta será aberta. No entanto, será necessário cadastrar novamente o emitente — ou seja, a empresa que fará a NFe –, já que esse método não incorpora o cadastro presente na versão online.

Imagem: TudoCelular.com
Sistema continua fora do ar

Em uma rápida consulta no site DownDetector, é possível constatar que o serviço de emissão de Nota Fiscal se trata de um dos primeiros na lista de problemas da plataforma. Ele teve seu pico no começo da tarde desta terça-feira (29) e ainda recebe reclamações até o momento de produção desta coluna, mais de 24 horas depois do início dos problemas.

Entre os principais relatos dos usuários, 62% incluem queixas sobre o website e 21% dizem estar com falhas no aplicativo móvel. Na parte de comentários, os problemas com o emissor são relatados não somente em São Paulo, como em Minas Gerais e outros estados — no caso, os que usam o mesmo domínio da matriz, vítima do ataque cibernético.

Imagem: Reprodução / DownDetector
Resposta oficial

O Detetive TC entrou em contato com o Sebrae para pedir um posicionamento sobre o caso, na manhã desta quarta-feira (30). A entidade retornou com uma nota que confirma o ataque hacker e afirma estar apurando as causas e trabalhando pela volta dos sistemas e normalização do acesso.

A resposta não fala se houve vazamento de dados, mas ressalta que os empresários de pequenos negócios poderão ser atendidos pelo canal de telefone e WhatsApp, por meio do número 0800 570 0800.

“O Sebrae apura as causas e trabalha pelo restabelecimento dos sistemas para normalizar o acesso aos canais de atendimento o mais rápido possível, incluindo o portal e todos os serviços oferecidos. O Sebrae tomou providências para que a interrupção e instabilidade no sistema, provocados por um ataque cibernético, sejam resolvidos, a fim de remediar danos e responsabilizar infratores envolvidos. Desde o primeiro instante estamos trabalhando para estabelecer uma previsão de normalidade.


O atendimento aos empresários de pequenos negócios segue pelo canal 0800 570 0800, tanto pelo telefone quanto pelo WhatsApp. Os clientes e público serão atualizados oportunamente.”


Sebrae

Você teve seu trabalho afetado pela queda do sistema do Sebrae? Como conseguiu contornar a situação? Comente conosco!


19

Comentários

Sebrae sofre ataque hacker e tem seus serviços interrompidos há mais de 24 horas | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista