LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem brechas: Windows 10 e 11 agora bloqueiam drivers com falhas de segurança

30 de março de 2022 13

Não é segredo para ninguém que as falhas de segurança existem em qualquer sistema e muitas vezes elas são relacionadas a drivers que contém vulnerabilidades. Agora a Microsoft lançou um recurso para o Windows Defender visando evitar este problema.

A partir de agora, o antivírus da Microsoft poderá identificar e bloquear drivers que contém vulnerabilidades tornando o sistema mais seguro.

O anúncio da nova função do Windows Defender foi feito pelo vice-presidente de Segurança de Sistema da Microsoft, David Weston, em 27 de março. Segundo ele, o bloqueio de drivers chegou por meio de uma atualização para o antivírus nativo e ficará ligado por padrão no Windows 10 com modo S e versões HVCI, mas os usuários poderão desativá-lo se assim desejarem.

Os drivers bloqueados pelo Windows Defender serão os que apresentam os seguintes problemas:

  • Drivers com malwares;
  • Drivers com certificados usados para assinar malwares;
  • Drivers com vulnerabilidades de segurança;
  • Drivers que ignorem o Modelo de Segurança do Windows;

Para identificar estas falhas, a Microsoft manterá uma lista de drivers bloqueados que será atualizada regularmente por meio de uma parceria com fornecedores de hardware e fabricantes de notebooks, computadores e demais dispositivos que utilizem o Windows 10 e 11.

Isto ainda permitirá ainda que drivers atuais tenham problemas corrigidos caso eles apresentem algum problema após análise da Microsoft.

Para ativar o bloqueio de drivers com vulnerabilidades no Windows 10 e 11 abra o aplicativo Segurança do Windows (Windows Defender) e realize os seguintes passos:

  1. Na barra de menus do lado esquerdo toque em Segurança do Dispositivo;
  2. Localize a seção Isolamento de Núcleo e toque em Detalhes de Isolamento do Núcleo;
  3. Habilite o interruptor de Integridade da memória;
  4. Reinicie o seu computador.

13

Comentários

Sem brechas: Windows 10 e 11 agora bloqueiam drivers com falhas de segurança
  • A Microsoft está transferindo a responsabilidade dela em criar e manter o sistema seguro para terceiros, incluindo até os usuários.
    Se muita gente não fosse tão dependente do Windows, isso não ocorreria. Quando a comunidade do Linux parar com as frescuras e lançar algumas distros prontas para o uso, isso é, sem ter que ter o trabalho em configurar quase o sistema todo e ter suporte a qualquer coisa, a Microsoft vai rodar

    • O Windows deixou, há muito tempo, de ser um sistema operacional para se tornar um spyware. Um computador é suposto a fazer o que o usuário deseja, porém, no caso do Windows, o computador faz apenas o que a MS quer. Parem de usar esse lixo e migrem pra sistemas operacionais livres e de código aberto. Os drivers são mantidos pela comunidade com ou sem a ajuda dos fabricantes de hardware. O que torna todo esse problema de "drivers maliciosos" algo inexistente.

        • Negócio é o pessoal aprender a usar o "pinguinzinho" Linux %uD83D%uDC27

            • - Não é difícil ... pelo contrário... depois que "aprende" dificilmente volta pro ambiente da Microsoft - que inclusive já incluiu no seu ambiente o Linux. E para aqueles que têm a curiosidade! Hoje diferente de quando iniciei há diversas informações na internet e compartilhamento de tutoriais que desmistificam o uso do Linux ... sou usuário de vários ambientes operacionais (Linux - Open-BSD - Solaris - UNIX - Debian - Windows etc ...) e para mim se TODOS usassem o Linux talvez até o mundo fosse outro. Não sou nada contra a Microsoft ... mas seu domínio é comparado a um IMPÉRIO. Ainda bem que isto está mudando AWS - GWS.Mas a zona de conforto e a vontade de desbravar o novo - sempre vai de acordo com a manada. Veja o Office mesmo ... vou ser bem pessimista Ok! - cerca de 80% usam o básico do básico e mesmo sem compreender bem o que "o todo" faz ... preferem usar o da Microsoft - mesmo com versões gratuitas da suíte.Acredito que este comportamento seja mesmo da natureza humana.

              • O que irá acontecer caso haja bloqueio de drivers de dispositivos essenciais ou que afetam a performance? Existe computadores que não dão vídeo se o driver certo não está instalado. Tem máquinas que usam HD e a performance com o driver AHCI padrão do Windows é terrível, necessitando do driver certo da Intel. Existem sistemas legados que utilizam funcionalidades emulando driver. E atualizações de drivers de última hora não eram certificadas digitalmente pq isso exige tempo.

                • Vulgo drives que dão brechas a pirataria...então prevejo dando falhas no Office, Corel, Autocad, CS Photoshop e trocentos programas que as pessoas utilizam ferramentas para funfar no computador.

                  Lembrando que o preço da licença desses produtos no Brasil tem preços proibitivos de tão caro que são!!!

                  • Vixe o que vai ter de empresa no Brasil parado

                      • Brechas é o que mais tem no Windows.

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Asus

                        ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

                        Especiais

                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas