
Tech 12 Abr
14 de abril de 2022 0
Atualização (14/4/2022) - HA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que os chocolates Kinder que estavam contaminados com salmonella não foram importados para o Brasil. A Ferrero, que produz os doces, já havia afirmado que o país tem produção própria, e agora o órgão regulador nacional afirma ter recebido um alerta da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan) corroborando a informação.
Em todo caso, a Anvisa divulgou em nota oficial a identificação para que os consumidores possam conferir. Os produtos contaminados foram fabricados por: Ferrero Ardennes S.A - Rue Pietro Ferrero, 5 Arlon 6700 Belgium.
Além disso, os doces contaminados são os dos seguintes tipos:
Em paralelo, a Ferrero recebeu uma notificação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) na última terça (12), com 72 horas para se pronunciar oficialmente sobre o caso no Brasil. Em nota, comunicou que já "está em contato com autoridades brasileiras prestando todas as informações necessárias”, disse a empresa em nota.
Texto original (13/4/2022)
Nas últimas semanas, em vez de um brinquedo, consumidores de diversos países europeus, sobretudo crianças, estão encontrando uma desagradável surpresa em Kinder Ovos — a presença da salmonella, uma bactéria que pode causar náuseas e dores de barriga por semanas, presente em ovos e carnes mal-cozidas, mas que pode contaminar o grão de cacau e permanecer nas etapas subsequentes do processamento até a obtenção de chocolates.
O alerta fez com que a italiana Ferrero Rocher, que produz o doce, recolhesse os produtos na Europa, estendendo a ação até os EUA e Argentina. Nisso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a empresa para ter esclarecimentos da situação no Brasil na última terça-feira (12).
Desde que o surto começou a ser noticiado, porém, a Ferrero já havia informado que o país tem produção própria, enquanto os lotes afetados vieram da Bélgica, e a fábrica de lá já foi fechada.
"No país europeu, o fabricante Ferrero realizou o recall e retirou os produtos das prateleiras dos estabelecimentos para evitar a contaminação de outras pessoas. Segundo a Food Standards Agency (FSA), da Grã-Bretanha, o recall afeta os ovos Kinder Surprise simples e múltiplos", afirmou a Senacon.
A Ferrero terá de formalizar os esclarecimentos e um potencial recall em até 72 horas. Caso de fato não haja necessidade, o caso será arquivado. De qualquer forma, a secretaria considera que é preciso haver um comunicado oficial para as autoridades competentes.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários