LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais seguro? Android 13 limita acesso a APIs de acessibilidade em apps instalados por fora da Play Store

04 de maio de 2022 3

O Android 13 já está disponível em sua primeira versão beta, e os desenvolvedores estão descobrindo mudanças importantes para a experiência geral do usuário e sua segurança. Na terça-feira (03), o Esper.io observou que o sistema operacional do Google irá restringir aplicativos que não foram instalados através da loja oficial, a Play Store.

De acordo com o site, os aplicativos instalados “por fora” terão acesso limitado aos serviços de acessibilidade do Android. A API AccessibilityService é uma das ferramentas mais utilizadas por hackers para infectar celulares e tablets com malware.

Sistema alertará que a configuração é restrita para apps não certificados (Imagens: Esper.io)

Os serviços de acessibilidade são recursos de privilégio que executam em segundo plano no Android. Entre suas funções, o sistema pode identificar diversas interações do usuário. Essas ferramentas que estão por trás do TalkBack, por exemplo, que permite a leitura em voz alta de textos em vários aplicativos.

As APIs são funções “poderosas” do sistema, segundo o Esper.io, e por isso são amplamente exploradas por agentes mal-intencionados para usufruir dos recursos oferecidos (como leitura da tela e interações automáticas com o sistema) e roubar dados sensíveis, aplicar golpes nos usuários e obter controle do dispositivo.

Com o Android 13, o acesso restrito das aplicações instaladas “por fora” será ativado por padrão, mas ainda será possível permitir que os populares “APKs” do Android utilizem os serviços de acessibilidade ao acessar a ficha do aplicativo e selecionar a opção “Permitir configurações restritas” através de um menu discreto no topo da tela. Veja:

(Imagens: Esper.io)

O sistema alertará que o aplicativo terá acesso a ferramentas que permitirão “controle total do dispositivo”, oferecendo opções para permitir, negar e até desinstalar o software.

A iniciativa deve garantir mais segurança aos usuários que gostam de explorar novas opções para o sistema operacional sem sacrificar sua fama de boa personalização. Em nota relacionada, a Apple segue condenando essa prática e sugere que nunca permitirá sideloading de aplicativos no iOS, o sistema operacional rival do Android.

Qual é a sua opinião sobre a mudança do Google? Comente abaixo!


3

Comentários

Mais seguro? Android 13 limita acesso a APIs de acessibilidade em apps instalados por fora da Play Store
  • Não vai demorar muito pra google proibir a instalação de apps fora da loja, acabando o argumento de liberdade, no fim sempre quiseram ser como o iOS. "quem desdenha quer comprar"

      • Pelo jeito Android quer virar um IOS limitando algumas coisas. Graças a Deus Android é aberto e tem custom rom com força

          • Como assim virar um iOS mano kkkkk vc leu a matéria direito ? Limitar acesso dos apks para os API do sistema que mais os hackers usam, ainda assim o usuário podendo opitar por liberar as API do sistema pro APK, de longe não é nem um passo largo pra virar um iOS

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista