LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android e iOS: 33% de todos os apps serão removidos das lojas por falta de atualização e risco de malware

15 de maio de 2022 12

O Google e a Apple estão se preparando para remover cerca de 33% de todos os aplicativos de suas lojas oficiais por terem sido “abandonados” por seus respectivos desenvolvedores, isto é, não recebem atualizações há mais de dois anos.

Os dados foram divulgados por meio de uma pesquisa da Pixelate. Segundo as descobertas, a porcentagem de títulos abandonados representa mais de 1,55 milhão de aplicativos para Android e iOS. Do total, 314 mil aplicativos não são atualizados há mais de cinco anos, um fator alarmante que pode chamar atenção de hackers.

88% dos apps com mais de 100 milhões de downloads são atualizados com frequência (Imagem: Reprodução)

O Pixelate expõe que 869 mil aplicativos da Play Store e 650 mil da App Store não são atualizados há mais de dois anos. Curiosamente, entre os aplicativos obsoletos há mais de cinco anos, 184 mil (58%) estão na App Store e 130 mil (42%) estão na Play Store.

Para colocar os dados em perspectiva, note que esses títulos não são atualizados desde a chegada do Android 8 e iOS 11. Desde então, a falta de updates resultou em uma grande brecha de segurança para hackers que, por sua vez, poderiam explorar os antigos códigos dos aplicativos, burlar as camadas de proteção e infectar dispositivos com malware.

O Google possui uma política de restrição para os títulos abandonados por seus desenvolvedores. Aplicativos que não recebem uma atualização dentro do período de dois anos deixam de ser indexados nos resultados de pesquisa da Play Store. A Apple também possui o hábito de realizar “faxinas” na loja oficial do iOS.

Segundo o relatório, a maioria dos aplicativos negligenciados é parte das categorias de “Jogos” e “Educação” — ambos comuns entre crianças e adolescentes. A iniciativa das gigantes tecnológicas é conveniente, uma vez que associar o risco de ataques hackers ao público juvenil poderia causar sérios problemas de relações públicas.

Veja mais!

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 18:12)

12

Comentários

Android e iOS: 33% de todos os apps serão removidos das lojas por falta de atualização e risco de malware
  • No começo era interessante encher as lojas com apps, mesmo que inúteis, agora, já atingiram o pico. Concordo em remover esses apps.

      • Deveria reduzir esse período para 2 anos, pq assim ninguém passaria a frustração de comprar um jogo/app e ele não funcionar em versões mais recentes do Android.
        Falo isso por experiência própria pq nenhum jogo pago da rockstar funciona no Android 11 para cima e ainda estão a venda para enganar os outros

        • Um dos aplicativos mais interessantes para iOS esteve inexplicavelmente abandonado pelos seus desenvolveres nos últimos 3 anos, o Tile Browser, que era pago, e supria em parte a falta da função %u201Csplit screen%u201D no iPhone. Infelizmente será excluído, se já não o foi, pois não se encontra mais para baixar na App Store brasileira. Quem tem instalado, ainda pode usufruir do aplicativo.

            • A n véi, sério isso? Até no Android?

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista