
Economia e mercado 13 Mai
15 de maio de 2022 12
O Google e a Apple estão se preparando para remover cerca de 33% de todos os aplicativos de suas lojas oficiais por terem sido “abandonados” por seus respectivos desenvolvedores, isto é, não recebem atualizações há mais de dois anos.
Os dados foram divulgados por meio de uma pesquisa da Pixelate. Segundo as descobertas, a porcentagem de títulos abandonados representa mais de 1,55 milhão de aplicativos para Android e iOS. Do total, 314 mil aplicativos não são atualizados há mais de cinco anos, um fator alarmante que pode chamar atenção de hackers.
O Pixelate expõe que 869 mil aplicativos da Play Store e 650 mil da App Store não são atualizados há mais de dois anos. Curiosamente, entre os aplicativos obsoletos há mais de cinco anos, 184 mil (58%) estão na App Store e 130 mil (42%) estão na Play Store.
Para colocar os dados em perspectiva, note que esses títulos não são atualizados desde a chegada do Android 8 e iOS 11. Desde então, a falta de updates resultou em uma grande brecha de segurança para hackers que, por sua vez, poderiam explorar os antigos códigos dos aplicativos, burlar as camadas de proteção e infectar dispositivos com malware.
O Google possui uma política de restrição para os títulos abandonados por seus desenvolvedores. Aplicativos que não recebem uma atualização dentro do período de dois anos deixam de ser indexados nos resultados de pesquisa da Play Store. A Apple também possui o hábito de realizar “faxinas” na loja oficial do iOS.
Segundo o relatório, a maioria dos aplicativos negligenciados é parte das categorias de “Jogos” e “Educação” — ambos comuns entre crianças e adolescentes. A iniciativa das gigantes tecnológicas é conveniente, uma vez que associar o risco de ataques hackers ao público juvenil poderia causar sérios problemas de relações públicas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários