Feiras e eventos 06 Jun
A Apple anunciou na segunda-feira (06) durante a WWDC 2022, conferência anual voltada aos fãs e desenvolvedores da plataforma, uma nova forma de proteger vítimas de abuso doméstico e outros casos de crimes passionais. A “Verificação de Segurança” oferecerá vários controles de privacidade aos usuários que permitem acessos concedidos a terceiros.
Entre as principais funções dessa ferramenta, há a opção de “Redefinição de Emergência” para que as vítimas revoguem o acesso de todos os dados que abusadores podem utilizar para rastreá-las, incluindo sua localização através do Find My. Esse recurso será disponibilizado para todos os usuários do iPhone com o lançamento do iOS 16.
Conforme explicado pela big tech, a Redefinição de Emergência permitirá que os usuários revisem e revoguem as permissões de acesso concedidas aos seus abusadores. Com isso:
- A vítima não poderá ter sua localização rastreada através do Find My;
- Todas as permissões e configurações de privacidade do sistema serão redefinidas;
- A conta da vítima será desvinculada do iCloud, protegendo mensagens e outros dados em todos os dispositivos conectados (exceto o próprio iPhone).
A Verificação de Segurança oferece também uma visualização detalhada de quais pessoas de seu círculo têm acesso aos seus dados e quais tipos de informações podem acessar, o que pode incluir: Find My, Casa, Calendário e outros aplicativos e recursos do sistema. Na seção, é possível revogar permissões específicas para cada contato.
A Apple trabalhou em parceria com várias organizações de apoio às vítimas de abuso doméstico, como a NNEDV e WESNET, para elaborar a “Verificação de Segurança”. A nova configuração estará disponível nos “Ajustes” de modelos compatíveis com o iOS 16, isto é, iPhone 8 e posteriores.
O que achou das novidades da Apple? Comente sua opinião abaixo!
Comentários