LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

VPN no iPhone: especialista alerta que redes privadas não funcionam corretamente no iOS

19 de agosto de 2022 2

Michael Horowitz, popular especialista de cibersegurança, publicou na quinta-feira (18) uma matéria em seu site que acende questões sobre a segurança de rede no iOS. De acordo com o pesquisador, o sistema operacional do iPhone não permite que aplicativos de VPN funcionem de forma apropriada, fazendo com que os usuários não estejam totalmente protegidos.

A VPN, ou “rede privada virtual”, tem a função de ocultar a identidade dos usuários na internet ao alterar seu endereço IP, e para que funcione corretamente, é necessário que todas as conexões existentes do dispositivo sejam desativadas para que nenhuma brecha abra espaço para vazamentos, mas as configurações padrão do iOS não permitem que isso ocorra.

(Imagem: Reprodução)

Horowitz explica que, ao conectar um dispositivo à internet, seus dados são enviados para sua operadora ou para o administrador de uma rede pública, o que abre brechas de segurança em diferentes casos. Com uma VPN, seus dados são criptografados e enviados para um servidor seguro que impede que agentes externos vejam seu tráfego na web.

Na prática, os aplicativos de VPN para iOS são capazes de mascarar o endereço IP, mas a segurança total é garantida somente ao desativar todas as conexões de dados para que possam ser reativadas com uma máscara de rede privada virtual. O iPhone não permite que todas as conexões sejam reiniciadas, portanto, a VPN não opera de forma correta.

As VPNs para iOS estão quebradas. No início, elas parecem funcionar bem. O dispositivo recebe um novo endereço IP público e novos servidores DNS, [então] os dados são enviados para o servidor VPN. Mas, com o tempo, uma inspeção detalhada dos dados que saem do dispositivo mostra que o “túnel” vaza os dados.

Michael Horowitz
Especialista em segurança cibernética

A analogia do “túnel” é a mais comum para explicar o funcionamento de VPNs — é como se todos os seus dados passassem por um canal invisível para os provedores de internet.

Horowitz afirma que testou as redes privadas virtuais em múltiplas condições, utilizando diferentes aplicativos e versões do iOS. De acordo com sua pesquisa, esse problema ocorre há vários anos — desde o lançamento do iOS 13.3.1 — até os dias atuais. A compilação mais recente analisada que ainda possui essa falha é o iOS 15.6.

Entre as conexões que não podem ser fechadas é o serviço de notificações push do iPhone. O especialista afirma que esse canal inseguro entre o dispositivo e a internet pode permanecer aberto por horas sem que possa ser protegido pela VPN.

Tais descobertas remontam a março de 2020, época em que o ProtonVPN identificou esse problema pela primeira vez com o lançamento do iOS 13.3.1.

Um membro da comunidade descobriu que, na versão 13.3.1 do iOS, o sistema operacional não fecha as conexões existentes. A maioria das conexões possuem tempo de execução curto e eventualmente são reestabelecidas através da VPN. Contudo, algumas duram longos períodos e podem permanecer abertas por horas fora do túnel.

ProtonVPN

Há uma solução?

Aparentemente, a Apple disponibiliza uma função que permite aos desenvolvedores de aplicativos de VPN desativarem todas as conexões de rede do iPhone. A flag “includeAllNetworks” está presente na documentação do Apple Developer desde 2019, mas por algum motivo, não está ativada por padrão no iOS.

A função chegou a ser apresentada oficialmente durante a WWDC de 2019, abordando especificamente as configurações de VPN, mas até hoje, os desenvolvedores parecem não ter utilizado a ferramenta para tornar seus aplicativos completamente funcionais.

Veja mais!

O Apple iPhone 13 está disponível na Amazon por R$ 3.555. Para ver as outras 104 ofertas clique aqui.
(atualizado em 25 de abril de 2024, às 21:22)

2

Comentários

VPN no iPhone: especialista alerta que redes privadas não funcionam corretamente no iOS
  • Independente de vpn funcionar ou não, o iOS tem um sistema que só permite rastreamento de dados se o usuário quiser, a Apple é muito fechada em relação a isso

      • Sempre soube! Deste quando um app ou configurações do usuário, passaria por cima das que a Apple definiu como segurar para seu sistema? Nunca!

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista