LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 15 Pro com A17 Bionic em 3nm pode ser um dos celulares mais poderosos de 2023

31 de agosto de 2022 12

Atualização (31/8/2022) - HA

A TSMC já está preparando a produção de chips em 3 nm para esse ano e, segundo representantes da fundição taiwanesa, a versão aprimorada desse processo, a N3E também deve entrar em linha no ano que vem, mas não deve dar poder a outros chipsets em 2023 além daqueles que darão o poder para os iPhone 15 Pro, relata notícia do portal Digitimes.

De acordo com o CEO da TSMC, ao comentar os resultados financeiros do segundo trimestre deste ano, "o processo N3E ampliará ainda mais nossa família N3 [3 nanômetros] com desempenho, potência e rendimento aprimorados. Observamos um alto nível de envolvimento dos clientes na N3E e a produção em volume está programada para cerca de um ano após a N3" —isto é, no segundo semestre de 2023.


De acordo com essa previsão, então, é de se esperar que os chipsets Snapdragon 8 Gen 2 da série Galaxy S23 ainda terão de trabalhar com o processo de 4 nm, enquanto os 3 nm devem ficar restritos a um futuro Snapdragon 8 Gen 3, que só deve entrar em rota comercial para 2024.

Da mesma forma, a MediaTek só deve conseguir botar as mãos nesses processos de 3 nm da TSMC no final de 2023, abrindo o caminho para que a Apple brilhe com uma plataforma que vai aproveitar o que há de melhor no mercado para o seu A17 Bionic.

Como já apontado por rumores anteriores, o "filé" mesmo deve ficar com os modelos Pro da marca, enquanto os iPhone 15 e 15 Max devem chegar com o Bionic A16, estrelas dos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max — e assim sucessivamente.

De acordo com o cronograma de produção N3E da TSMC, a Apple será “o principal cliente do processo de fabricação de 3 nm da TSMC em 2023, e espera-se que a fundição atenda a pedidos consideráveis ​​de chips de 3 nm para vários clientes em 2024”, relatam fontes do setor.

Com isso, podemos esperar que os benchmarks com o vindouro aparelho da Apple seja talvez um dos mais poderosos de 2023 com sua plataforma de potência exclusiva.

Texto original (17/8/2022)

Após adotar a mesma estratégia com a linha iPhone 14, a Apple deve utilizar a mesma abordagem com a próxima geração.

Segundo um vazamento, apenas os modelos Pro da linha iPhone 15 devem utilizar o chip A17 Bionic em 3 nanômetros.

Nos últimos meses, diversos rumores e vazamentos de diversas fontes indicaram que o novo chip da Apple, o A16 Bionic, apenas virá equipado nas variantes iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, que devem ser anunciadas em setembro.

A gigante de Cupertino planejaria reutilizar o A15 Bionic no iPhone 14 e iPhone 14 Max, algo que não fazia desde o iPhone 5C com o chip A6.

Um novo vazamento sugere que a Apple adotará a mesma estratégia com a linha iPhone 15. Segundo um leaker no Weibo, a gigante de Cupertino reservará seu novo chip em 3 nanômetros, o A17 Bionic, para os modelos Pro e Pro Max. Além disso, ela deve reutilizar o A16 Bionic no iPhone 15 e iPhone 15 Max.

Reprodução: Weibo

O processo de litografia em 3 nanômetros, quando comparado aos 5 nanômetros do A16 Bionic, permitirá que o iPhone 15 seja muito mais poderoso do que a geração anterior, permitindo um dispositivo com desempenho avançado e melhor eficiência energética.

A Samsung foi a primeira companhia a apresentar um chip em 3 nanômetros, mas a produção do chipset da Apple deve ficar com a sua maior rival: a TSMC.

Funcionários da Samsung em linha de produção de 3 nanômetros. Reprodução: Samsung

Segundo a sul-coreana, o novo processo tem eficiência de energia 45% melhor do que no de 5 nanômetros, além de desempenho 30% superior, permitindo redução no consumo de energia e tamanho de 50% e 35%, respectivamente.

Veja também

(atualizado em 08 de maio de 2024, às 05:24)

12

Comentários

iPhone 15 Pro com A17 Bionic em 3nm pode ser um dos celulares mais poderosos de 2023

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo