
Curiosidade 30 Set
08 de outubro de 2022 22
A Avast, popular empresa de cibersegurança, publicou uma pesquisa na última terça-feira (04) que revela noções sobre a disseminação das fake news em um dos momentos mais importantes para o Brasil. Segundo o relatório, 79% dos brasileiros encontraram ou receberam notícias falsas durante as eleições de 2022.
Os dados são revelados após testes indicarem que grandes mídias, como o Facebook, não agiram de forma satisfatória ao impedir que fake news sobre o período eleitoral fossem compartilhadas em suas plataformas. Da mesma forma, 57% dos entrevistados não acreditam ou não têm certeza de que as redes sociais são fontes confiáveis para a informação.
A pesquisa avalia também a opinião e reação dos brasileiros frente às notícias falsas. A maioria (86%) acredita que as redes sociais devem ser responsáveis por remover desinformações da plataforma. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou acordo com Telegram e Google para fechar o cerco contra esse tipo de conteúdo.
Do total de entrevistados, 21% afirmam que nunca tiveram interesse em denunciar as fake news com as quais se depararam nas redes sociais. 36% disseram que sempre pesquisam as notícias para verificar os fatos através de outras fontes, enquanto 30% afirmam verificar as informações “com frequência” e 23% afirmam verificar “às vezes”.
A Avast alerta para as fake news “em cadeia” que podem ser encontradas na internet. “Pesquisas de nossa equipe de IA mostram que mais de 17% dos sites que espalham desinformação têm links para outros sites de notícias falsas”, comenta Javier Rincón, Diretor Regional da Avast para a América Latina.
Os “bots” das redes sociais são um motor crítico para a proliferação de notícias falsas, uma vez que seus algoritmos permitem rápido compartilhamento de desinformação em diferentes plataformas. Por outro lado, 50% não sabe o que são os robôs das mídias sociais.
Por fim, cerca de 4 em cada 10 brasileiros (37%) acreditam que notícias e comentários nas redes sociais têm o poder de influenciar sua decisão de voto.
O período eleitoral se estenderá para o dia 30 de outubro, e até seu encerramento, o TSE fornece recursos para que os cidadãos permaneçam informados com fontes confiáveis e presentes em diferentes plataformas — desde a web até o WhatsApp, que costumava ser um dos meios de comunicação mais propensos a hospedarem notícias falsas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários