
Android 11 Out
13 de outubro de 2022 0
Nas últimas semanas, o aplicativo BeReal passou a ganhar espaço entre os usuários brasileiros e a nível global, ao fornecer mais uma alternativa de rede social voltada a fotos e vídeos da sua rotina.
Mas será que é seguro utilizar a plataforma? Quais são os dados usados por ela e que tipo de riscos pode oferecer à privacidade do usuário? O Detetive TudoCelular apurou a situação e detalha a você nesta coluna.
Logo no momento de criação de um cadastro no aplicativo, o BeReal solicita alguns dados pessoais ao usuário. São três, especificamente: o nome, a data de nascimento e um número de telefone.
Ainda há a opção de preencher informações opcionais de perfil. Entre elas, estão a sua biografai e o endereço de e-mail.
O problema é que, segundo os termos de privacidade do aplicativo, todos esses detalhes sobre você – tanto os obrigatórios quanto os opcionais – ficam nos servidores por até três anos, após a sua última conexão com o serviço.
Outros tipos de dados coletados são os do dispositivo. Ou seja, o aplicativo tem conhecimento do tipo de aparelho que você usa, qual versão do sistema operacional – tanto Android quanto iOS – e o endereço IP pelo qual você está conectado – o que significa também fornecer a localização geral do momento. Nesta categoria, o armazenamento das informações dura por até dois anos depois da última entrada.
Por último, estão os dados de conteúdo. Aqui estão inclusas as fotos e os vídeos produzidos por meio do aplicativo, bem como comentários ou RealMojis inseridos em publicações.
Além de a BeReal ter esses dados por até três anos após o seu último login, os contatos que poderão ver suas postagens também terão como fotografar ou compartilhar com outras pessoas. Sem contar que a produção de conteúdo para a ferramenta demanda dar permissões de acesso à sua câmera e ao armazenamento do seu celular.
Afinal, a sua privacidade fica em risco ao utilizar o BeReal? O chefe global de segurança da Avast, Jeff Williams, chegou a realizar alguns alertas sobre essas ameaças. De acordo com ele, o aplicativo tem direito de fazer o que quiser com as suas fotos por 30 anos – o TudoCelular checou o documento e confirma a licença mundial gratuita não exclusiva para propriedade intelectual.
Além disso, o especialista reforça o perigo de você ter momentos do seu cotidiano – como cenas embaraçosas ou comprometedoras – os quais podem ser usados para qualquer campanha futura. Situações que deveriam ser fechadas teriam chance de ser reveladas sem a vontade do usuário.
“Imagine seu momento mais comprometedor e embaraçoso sendo anexado a uma campanha publicitária para seus amigos ou a conteúdo que se torna viral e atrai milhões de espectadores. Trinta anos é em grande parte para sempre no tempo da internet e potencialmente cobre 60% dos anos de carreira de alguém. Esta parece ser uma concessão particularmente longa de direitos com permissões excepcionalmente amplas para uso.”
Jeff Williams
Chefe global de segurança da Avast
Apesar de se comprometer a não vender as informações sensíveis dos usuários, o aplicativo também permite cookies de terceiros. Ou seja, a atividade pode ser rastreada por anunciantes para propagandas personalizadas – ainda que comum no meio digital, não deixa de ser invasivo.
Outro ponto importante consiste na falta de moderação do conteúdo. Isso porque o BeReal não se considera uma rede social, e sim uma “empresa de hospedagem”. Assim, passa a se isentar de qualquer responsabilidade sobre o que for postado. Isso abre caminho para conteúdos criminosos e nocivos à sociedade, como discursos de ódio e materiais de pedofilia, por exemplo.
“Foi chamado pela imprensa repetidamente que a Meta faz um trabalho inadequado de moderação de conteúdo e isso é com atirando centenas de pessoas no problema. Eu acho que a BeReal não vai fazer nada perto desse investimento. Então, o resultado provavelmente será que tudo de ruim que você já ouviu falar sobre a falta de moderação de conteúdo no Facebook, você vai ver ainda mais no BeReal.”
Em meio a todos esses riscos, como se proteger de uso indevido dos seus dados no BeReal? O bom uso acaba tendo um papel importante nesse momento, em meio a poucas práticas para manter a privacidade do usuário.
Assim, caso você queira usar o serviço, vale tomar cuidado para não trazer ao ar conteúdos que não deseja estar em posse de outras pessoas sem o seu controle. Além disso, se quiser deixar de utilizar a plataforma, é possível pedir a exclusão dos seus dados para a empresa.
E aí, qual é a sua avaliação sobre o nível de segurança ao usuário oferecido pelo BeReal? Interaja conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários