LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

App "NU Trade" explora imagem do Nubank para fazer vítimas | Detetive TC

08 de novembro de 2022 5

Não é uma novidade que eventuais páginas da web buscam colar a sua imagem em alguma empresa famosa para crescer e atrair os usuários. Esta coluna já chegou a denunciar uma criptomoeda que realizava um procedimento similar há alguns meses. Agora, um app tem explorado a imagem do Nubank para ganhar mais clientes.

Estamos falando do NU Trade, um aplicativo presente na Google Play Store e também promete atuar em áreas ligadas à economia. O Detetive TudoCelular explica a questão para você a seguir.

Imagem explorada do Nubank

Uma das comprovações da exploração da imagem do Nubank para promover esse aplicativo está em um anúncio dentro do app do Google para celulares. Nele, o NU Trade usa o logo original da fintech, bem como a cor em outros balões de informações, para induzir o internauta a pensar que ele faz parte da empresa financeira.

Juntamente na publicidade, aparece a manchete de que o usuário pode investir R$ 2 e ter lucro a cada minuto, com supostos exemplos ainda na imagem da propaganda. Veja nas capturas de tela abaixo.

Imagens: TudoCelular.com

Ao clicar no link do anúncio, aparece uma janela pop-up da loja oficial do Android para instalar o aplicativo em questão – nesta parte, com o logo similar ao Nubank, mas sem copiar a identidade visual completa.

O que é o NU Trade?

O NU Trade se apresenta no Google Play como uma “plataforma de negociação financeira segura e confiável”. Em outras palavras, ele consiste em um serviço para negociar ativos pela internet.

O desenvolvimento do aplicativo seria uma responsabilidade da chamada “Okx Trade Public”, o nome de empresa voltada a bitcoins e outras criptomoedas. Em outras palavras, a própria página na loja já deixa explícita a falta de relação com o Nubank.

NU Trade é confiável?

Além de explorar indevidamente a identidade visual do Nubank, há uma pegadinha na página de download. A conta oficial da desenvolvedora na loja do Android – onde fica hospedado o seu app oficial – não tem a nomenclatura de “Okx Trade Public”, e sim como “OKX”.

No próprio site da OKX, não existe qualquer menção ao aplicativo NU Trade. Muito pelo contrário. O único app de compra de criptomoedas é o inserido na conta já mencionada dentro da Play Store.

Imagens: Reprodução / Google Play Store

Outro ponto a se observar está na lista de avaliações do NU Trade dentro da loja do Google. Há uma série de avaliações em cinco estrelas, com frases que parecem feitas por robôs ou traduzidas ao português de textos prontos em outros idiomas.

As outras que pontuam com menos estrelas sinalizam que possa ser um golpe para tirar dinheiro dos usuários. Veja uma comparação de dois exemplos abaixo:

Imagens: Reprodução / Google Play Store
Como se proteger?

Este é um dos muitos casos que, por mais simples que pareça, acaba por ter potencial de enganar uma série de vítimas. Não à toa já consta com mais de um milhão de downloads, segundo o Google Play.

Por isso, para se proteger, evite baixar qualquer aplicativo sem antes pesquisar a sua procedência. Também não entregue seus dados ou coloque dinheiro em um aplicativo que pareça suspeito, bem como mantenha uma solução de segurança no seu dispositivo, para detectar caso haja alguma outra atuação no aparelho em segundo plano.

Você conhece o NU Trade e chegou a usá-lo em algum momento? Conte a sua experiência para a gente!


5

Comentários

App "NU Trade" explora imagem do Nubank para fazer vítimas | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista