
Segurança 08 Nov
10 de novembro de 2022 2
O Gmail possui mais de 1,8 bilhão de usuários ativos e consiste em um dos serviços de e-mail mais conhecidos a nível global. Por isso, essas credenciais têm sido alvo de cibercriminosos para fraudes.
De acordo com a empresa especializada em cibersegurança ESET, esses acessos são usados com o objetivo de realizar outros golpes em seu nome, ou ainda na venda dos seus dados pessoais na Dark Web. Afinal, como é possível recuperar a sua conta roubada em diferentes cenários? O Detetive TudoCelular explica a você agora.
Caso o invasor não tenha alterado a sua senha, ao receber o e-mail com o alerta de login que não foi feito por você, a saída consiste em atualizar imediatamente a sua conta do Google.
O passo consiste em entrar na opção “Recuperação de conta” dentro das configurações do Google. Após isso, a etapa seguinte está em inserir o e-mail e a sua senha. Se esta não for aceita e houver a autenticação de dois fatores (2FA) ativada, dá para redefini-la por um código enviado ao celular.
Ao restaurar o acesso, é necessário rever as atividades recentes da conta, na opção “Minha Conta do Google. Caso haja um dispositivo conectado que você não reconheça, assinale a opção “Não, não fui eu” e prossiga com as instruções.
Segundo a pesquisadora de segurança da informação da ESET, Sol González, caso você use o gerenciador de senhas do Google para salvar as credenciais de outros sites – como Amazon, Facebook ou Instagram –, é importante excluí-las de lá e mudar em cada um desses serviços.
“Nesses casos, é recomendável excluir as senhas armazenadas no navegador e alterar cada uma delas no serviço ou app armazenado, para que não sejam repetidas. Além disso, se você tiver armazenado dados de cartão de crédito vinculados a uma conta do Google, é aconselhável acompanhar os movimentos dos cartões. Caso suspeite que alguém possa ter acessado essas informações, é importante solicitar um novo cartão para evitar riscos. E se alguns problemas persistirem na recuperação da conta, o Google tem uma Comunidade de Ajuda à Conta do Google.”
Sol González
Pesquisadora de Segurança da Informação da ESET
Se o cibercriminoso tiver modificado a senha da sua Conta do Google depois do ataque, há um outro caminho para recuperá-la, mesmo que o invasor tenha alterado também os outros meios de recuperação.
Assim, como é possível ter o acesso de volta? Caso a conta do Gmail ainda estiver configurada como a principal no seu dispositivo móvei, dá para entrar no centro de recuperação. A conta do Gmail será indicada automaticamente para o processo.
Aperte o botão “Próximo” para ir até a outra etapa e digite a última senha que você se lembra de ter salvado. Apesar de a senha estar incorreta, será fornecida uma alternativa de verificar pelo dispositivo configurado como um segundo fator de autenticação.
Ainda que o aparelho configurado não esteja com você no momento, o servidor poderá mandar um link de recuperação para a conta do Gmail configurada durante a criação, com um código de verificação.
Há uma série de recomendações feitas pela ESET para prevenir o roubo de uma conta do Gmail. Uma delas é sempre manter a autenticação de dois fatores habilitada, para impedir que você confie apenas na senha para proteger a entrada. Também vale configurar opções de recuperação alternativas, seja por e-mail ou com um número de telefone.
No lugar de armazenar senhas no navegador, é recomendado utilizar um gerenciador de senhas independente. Outra dica está em checar com regularidade se as atualizações mais recentes de segurança foram instaladas, além de criar senhas fortes e exclusivas para cada serviço e site online.
Sugestões adicionais incluem remover todos os apps não usados ou extensões do navegador, monitorar as atividades suspeitas – principalmente nas contas bancárias – e instalar uma solução de segurança em cada dispositivo.
Você já teve a sua conta do Gmail roubada por cibercriminosos? Como conseguiu recuperá-la? Relate a sua experiência para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários