LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google lança recurso que detecta locais com risco de enchentes no Brasil através de IA

25 de maio de 2023 2

Atualização (25/05/2023) - por DT

O Google liberou amplamente um recurso que utiliza inteligência artificial para detectar locais com alto risco de enchentes no Brasil e em outros países da África, Europa, América do Sul e Central, bem como da região da Ásia-Pacífico.

Chamada de Flood Hub, a plataforma permite que os governos, organizações humanitárias e pessoas em 60 países, localizados nas regiões mencionadas, acessem informações sobre a previsão de enchentes do Google até sete dias antes de elas ocorrerem.


O serviço foi apresentado pelo Google no ano passado e mostra previsões de inundações ribeirinhas, que ocorrem quando córregos ou rios transbordam de suas margens e em áreas circundantes, sendo possível mostrar quando e onde as enchentes podem ocorrer.

O sistema Flood Hub usa dois modelos típicos de previsão para projetar a quantidade de água que flui para um rio. A plataforma consegue prever quais áreas serão afetadas e também a profundidade esperada da inundação quando ela vir a acontecer.

A inteligência artificial tem um papel central no Flood Hub ao explorar as fontes de dados públicos, como imagens de satélite, medidores de nível de água e ainda leituras de estações meteorológicas para monitorar inundações em áreas ribeirinhas.

"À medida que continuamos melhorando nossos modelos globais baseados em IA para previsão de enchentes, continuaremos apoiando comunidades em risco com tecnologia para mitigar os efeitos das mudanças climáticas", comentou o vice-presidente de engenharia e pesquisa e líder de resposta a crises no Google, Yossi Matias.

O Google anunciou nesta terça-feira (29) o Alerta de Previsão de Inundações, uma nova ferramenta de inteligência artificial que irá detectar e alertar usuários sobre locais com risco de inundação no Brasil. O recurso é fruto de uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e será implementado no país por meio da Busca e do Maps.

O sistema fornece informações detalhadas ao pesquisar sobre locais com potencial de inundação, recomendando que o usuário tenha cuidado ao se aproximar da região e exibindo um mapa que traça lugares onde há maior risco. O alerta será mostrado no topo do campo de resultados de busca e atenderá 60 localidades em todo o Brasil.

(Imagem: Google)

Com objetivo de tornar os alertas sobre inundações mais abrangentes, a nova ferramenta da empresa exibirá informações registradas originalmente pelo time de hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que monitora 17 bacias hidrográficas brasileiras e suas alterações em função de chuvas e variações nos níveis de rios.

Utilizando sua expertise em inteligência artificial e machine learning, o Alerta de Previsão de Inundações combina dados de níveis de rios monitorados em tempo real, imagens registradas por satélites e informações meteorológicas para definir, com precisão, os locais que podem apresentar risco de inundações ribeirinhas.

O SGB, que já trabalha com órgãos de defesa civil e outros agentes públicos, agora terá um mecanismo de abrangência global para enviar alertas à população. De acordo com a publicação no blog oficial do Google, o serviço terá sua cobertura expandida ao longo dos próximos meses para mais localidades.

Brasil está entre os mais afetados por inundações

Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas em 2020 aponta que, entre 2000 e 2019, cerca de 70 milhões de pessoas foram afetadas por enchentes no Brasil, que está entre os 15 países mais expostos às inundações ribeirinhas em todo o mundo. A América Latina, especificamente, é a segunda região mais afetada.

O Sistema de Alertas de Previsão de Inundações do Google é anunciado às margens da chegada do verão no hemisfério sul — época em que as enchentes se tornam mais frequentes devido ao período de chuvas entre dezembro e janeiro em regiões tropicais.

O que achou do novo recurso de segurança do Google e SGB? Comente!

Veja mais!


2

Comentários

Google lança recurso que detecta locais com risco de enchentes no Brasil através de IA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista