LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Malware rouba conta do Facebook de mais de 300.000 usuários no Android

02 de dezembro de 2022 0

Uma empresa de segurança cibernética identificou o uso de um malware no Android que utiliza aplicativos educacionais e de leitura. O objetivo é infectar dispositivos com um cavalo de troia para roubar dados do Facebook de usuários.

Segundo a companhia Zimperium, o malware é utilizado desde 2018 e causou maiores estragos no Vietnã. O trojan foi apelidado “Schoolyard Bully”, algo como “valentão do pátio do colégio”, e encontrado em diversos aplicativos baixados na Google Play Store nas lojas de terceiros.

O trojan é infiltrado em aplicativos educativos que fingem trazer um vasto acervo de livros de diversos assuntos. Entretanto, o objetivo é roubar informações dos usuários, como nome no perfil do Facebook, a ID, e-mail, número de celular e senhas.

Ele consegue capturar os dados ao abrir uma página do Facebook dentro do aplicativo e injetar um código JavaScript malicioso para roubar os dados que o usuário digitar. O trojan consegue evadir antivírus e detectores de malware baseados em machine learning.

Reprodução: Zimperium.

A Zimperium diz que o malware fez mais de 300.000 vítimas em 71 países. Porém, o número exato pode ser ainda maior, já que há casos de o trojan estar sendo encontrado em lojas de terceiros.

Para proteger seu dispositivo de aplicativos maliciosos, sempre verifique os comentários antes de baixá-lo e garanta que seu antivírus está atualizado. Além disso, sempre desconfie das permissões exigidas pelos aplicativos. Caso ele peça algo que seja irrelevante para seu uso, ele pode estar infectado com um malware.

Veja também


0

Comentários

Malware rouba conta do Facebook de mais de 300.000 usuários no Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista