
Segurança 31 Jan
07 de fevereiro de 2023 0
Nesta terça-feira, dia 7 de fevereiro, é celebrado o Dia da Internet Segura, uma data comemorada a nível internacional que busca dar um destaque sobre o tema da segurança online, o qual tem ganhado cada vez mais espaço.
Mas qual é a origem da data e o que ela busca trazer de consciência? Além disso, quais são os principais alertas para o contexto desta data em 2023? O Detetive TudoCelular foi atrás das informações para você.
O Dia da Internet Segura teve origem pela União Europeia, por meio da Rede Insafe. A criação aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2004, com o objetivo de incentivar o uso livre e seguro de computadores e celulares por parte de instituições e usuários, com foco principal nos mais jovens.
Apesar de surgir por meio do bloco do “Velho Continente”, a data já está presente em mais de 200 países. No Brasil, começou a ser lembrada desde o ano de 2009. Em outras palavras, esta é a 15ª edição realizada no Brasil – e a 20ª a nível global.
Entre os temas colocados em pauta para reflexão, estão debates sobre Fake News, cyberbullying, sextorsão e cidadania digital. Todos eles que geral uma série de incertezas e prejuízos em uma série de âmbitos aos prejudicados.
Segundo Felipe Olivaes, da equipe de segurança da KingHost, este dia serve como um movimento a se engajar e entender os desafios de como se defender online.
“É o momento de promover reflexão sobre segurança, fundamental para descobrirmos os desafios atuais e futuros de como se defender online. Todos devem se engajar no movimento, porque é essencial para ampliarmos a rede de alcance da informação.”
Felipe Olivaes
Integrante da equipe de segurança da KingHost
A importância de uma conscientização para o tema abordado pelo Dia da Internet Segura pode ser traduzida em números. Um mapeamento feito pela companhia especializada em talentos Robert Half indica que profissionais de cibersegurança estão na mira das empresas para contratação.
Os destaques de segmentos que mais buscam esse tipo de profissional estão mercado financeiro, telecom, plataformas de e-commerce e mercado farmacêutico. Além disso, a lista dos trabalhadores mais procurados inclui gerente de segurança da informação, coordenador de segurança da informação e analista de DevSecOps.
Os principais conhecimentos técnicos procurados para os cargos de segurança online são experiência com implementação de processos, e LGPD, segundo idioma – principalmente o inglês –, segurança em nuvem, criptografia, ferramentas de SIEM, firewall e antivírus.
Outros números sinalizam para a necessidade de uma atenção ainda mais especial em cibersegurança. Segundo o relatório do FortGuard Labs, da Fortinet, o Brasil sofreu 18,8 bilhões de tentativas de invasões, entre o período de julho a setembro do ano passado.
Durante o terceiro trimestre de 2022, o nosso país foi o mais atingido por ataques cibernéticos em toda a América Latina.
Ao pegar um levantamento realizado pela SurfShark dos primeiros três meses de 2022, o Brasil ficou em 12º lugar entre os países que mais sofreram com episódios de vazamento de dados.
Um total de 286 mil brasileiros tiveram seus dados expostos na internet durante o período. As informações sensíveis vazadas incluem e-mail, senhas, números de telefone e documentos pessoais – como CPF e RG.
Afinal, como não ser vítima de crimes digitais? Algumas dicas podem te ajudar a se manter distante de perigos no ambiente online. Uma delas é manter os seus softwares sempre atualizados, para manter as falhas de segurança descobertas sempre corrigidas, e utilizar uma solução de proteção de dispositivos, com updates em tempo real.
Além disso, não é recomendado manter a mesma senha em várias aplicações ou sites. Isso porque, caso haja algum vazamento em um site específico, os cibercriminosos poderão explorar em outros logins. Também vale sempre habilitar a autenticação de dois fatores quando disponível, com preferência por um app autenticador.
Durante a navegação na internet, é necessário se atentar ao domínio dos sites, para saber se não há alguma alteração em relação ao original, que possa enviá-lo a uma página maliciosa.
Em âmbito empresarial, realizar testes periódicos de intrusão nos seus sistemas e treinamentos regulares sobre segurança da informação com os funcionários são outras sugestões bem-vindas.
E aí, qual é a sua avaliação sobre a proposta do Dia da Internet Segura e sobre a priorização da cibersegurança nos ambientes de trabalho? Participe conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários