LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Presidente do Senado apresenta projeto para regular uso de Inteligência Artificial no Brasil

06 de maio de 2023 18

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), apresentou um projeto de lei para regulamentar o uso de Inteligência Artificial no Brasil. A ação segue iniciativas semelhantes na Europa e Estados Unidos.

Segundo o texto do PL, o principal objetivo da lei é garantir os direitos para a proteção do usuário impactado pela IA e criar ferramentas de governança para supervisão do desenvolvimento tecnológico.

Pacheco ainda justifica:

O projeto tem um duplo objetivo. De um lado, estabelece direitos para proteção do elo mais vulnerável em questão, a pessoa natural que já é diariamente impactada por sistemas de inteligência artificial, desde a recomendação de conteúdo e direcionamento de publicidade na Internet até a sua análise de elegibilidade para tomada de crédito e para determinadas políticas públicas. De outro lado, ao dispor de ferramentas de governança e de um arranjo institucional de fiscalização e supervisão, cria condições de previsibilidade acerca da sua interpretação e, em última análise, segurança jurídica para inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Imagem/reprodução: Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional.

O texto do senador também veda a implementação e o uso de sistemas de IA que possam acarretar na "discriminação direta, indireta, ilegal ou abusiva" de cidadãos.

Pacheco cita como exemplo o uso de dados sensíveis sobre características pessoais como origem geográfica, raça, cor ou etnia, gênero, orientação sexual, classe socioeconômica, idade, deficiência, religião ou opiniões políticas.

Além disso, o usuário precisará ser alertado previamente de quando haverá interações com sistemas de IA.Os provedores de soluções tecnológicas também precisam explicar as decisões tomadas por IA e garantir a possibilidade de contestar decisões, com garantia de participação humana.

Por fim, a lei também deve resultar na criação de um marco regulatório para uso da IA, sendo que empresas que não respeitarem as regras poderão ser multadas em R$ 50 milhões ou sofrer a suspensão parcial ou total da sua ferramenta.

Agora, o PL segue para análise na comissão temática do Senado e, caso aprovado, ele segue para votação no plenário. Outra votação também deve acontecer na Câmara dos Deputados para que o texto se transforme em lei.

Veja mais


18

Comentários

Presidente do Senado apresenta projeto para regular uso de Inteligência Artificial no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista