
Economia e mercado 06 Mai
06 de maio de 2023 18
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), apresentou um projeto de lei para regulamentar o uso de Inteligência Artificial no Brasil. A ação segue iniciativas semelhantes na Europa e Estados Unidos.
Segundo o texto do PL, o principal objetivo da lei é garantir os direitos para a proteção do usuário impactado pela IA e criar ferramentas de governança para supervisão do desenvolvimento tecnológico.
Pacheco ainda justifica:
O projeto tem um duplo objetivo. De um lado, estabelece direitos para proteção do elo mais vulnerável em questão, a pessoa natural que já é diariamente impactada por sistemas de inteligência artificial, desde a recomendação de conteúdo e direcionamento de publicidade na Internet até a sua análise de elegibilidade para tomada de crédito e para determinadas políticas públicas. De outro lado, ao dispor de ferramentas de governança e de um arranjo institucional de fiscalização e supervisão, cria condições de previsibilidade acerca da sua interpretação e, em última análise, segurança jurídica para inovação e o desenvolvimento tecnológico.
O texto do senador também veda a implementação e o uso de sistemas de IA que possam acarretar na "discriminação direta, indireta, ilegal ou abusiva" de cidadãos.
Pacheco cita como exemplo o uso de dados sensíveis sobre características pessoais como origem geográfica, raça, cor ou etnia, gênero, orientação sexual, classe socioeconômica, idade, deficiência, religião ou opiniões políticas.
Além disso, o usuário precisará ser alertado previamente de quando haverá interações com sistemas de IA.Os provedores de soluções tecnológicas também precisam explicar as decisões tomadas por IA e garantir a possibilidade de contestar decisões, com garantia de participação humana.
Por fim, a lei também deve resultar na criação de um marco regulatório para uso da IA, sendo que empresas que não respeitarem as regras poderão ser multadas em R$ 50 milhões ou sofrer a suspensão parcial ou total da sua ferramenta.
Agora, o PL segue para análise na comissão temática do Senado e, caso aprovado, ele segue para votação no plenário. Outra votação também deve acontecer na Câmara dos Deputados para que o texto se transforme em lei.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários