
Feiras e eventos 05 Jun
06 de junho de 2023 0
A Microsoft pagará uma multa de US$ 20 milhões para resolver as acusações da Comissão Federal de Comércio (FTC), que acusa a gigante norte-americana de violar a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA) ao coletar informações pessoais de menores de 13 anos sem o consentimento de seus pais ou responsáveis.
O órgão regulador de mercado dos Estados Unidos afirma que a empresa coleta informações pessoais de crianças através do Xbox, que exige o registro de uma conta da Microsoft para que o usuário tenha acesso aos seus serviços, como o Xbox Live. O processo envolve o fornecimento de nome e sobrenome, endereços de e-mail e data de nascimento.
A lei norte-americana proíbe empresas de coletarem dados de menores de 13 anos sem o consentimento dos pais e de utilizarem as informações para fins comerciais, como marketing ou publicidade. Além disso, os dados armazenados devem ser protegidos de vazamentos, e as companhias não podem retê-los por mais tempo do que o necessário.
Segundo a FTC, a Microsoft manteve dados de menores durante o processo de criação da conta por vários anos entre 2015 e 2020, mesmo sem o consentimento dos pais ou responsáveis.
Para criar uma conta e acessar o sistema de jogos da Microsoft, é necessário fornecer dados que incluem nome e sobrenome, endereço de e-mail e data de nascimento. Até o final de 2021, a companhia exigia ainda a inclusão de um número de telefone.
Ainda de acordo com a denúncia, a Microsoft combinava informações das gamertags — que incluem um nome de usuário e um avatar ou foto — com um identificador que cria para cada titular de conta, incluindo crianças, e poderia compartilhar esses dados com desenvolvedores de jogos e aplicativos de terceiros.
Além da multa, a FTC exigirá que a Microsoft passe a informar os pais que não criaram uma conta separada para seus filhos de que, por padrão, esse processo oferecerá mais privacidade às crianças. A big tech também será obrigada a obter o consentimento dos pais para contas criadas antes de maio de 2021, caso o titular da conta ainda seja uma criança.
Feiras e eventos 05 Jun
Economia e mercado 05 Jun
“Nossa ordem proposta torna mais fácil para os pais protegerem a privacidade infantil no Xbox e limita as informações que a Microsoft pode coletar e armazenar sobre crianças”, afirma Samuel Levine, diretor do Escritório de Proteção ao Consumidor da FTC.
Um porta-voz da Microsoft declarou que a empresa irá trabalhar em um “método de validação de idade e identidade de próxima geração” para “oferecer experiências personalizadas, seguras e apropriadas para a idade”.
Paralelo a isso, a Microsoft ainda está enfrentando batalhas judiciais devido à sua tentativa de compra da Activision. A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) deve ouvir o recurso da empresa contra o bloqueio feito em seu acordo de aquisição da desenvolvedora de jogos na segunda quinzena de julho.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários