LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desastre no RS: redes de fibra óptica podem levar um ano para serem reconstruídas no estado

21 de maio de 2024 4

O desastre climático das inundações no Rio Grande do Sul continua afetando milhões de pessoas em todo o estado. Embora as redes móveis já estejam operando novamente, a rede de fibra óptica deve levar até um ano para ser reconstruída e permitir que a internet de alta velocidade seja utilizada para comunicações.

A estimativa foi feita por especialistas da Fibracem. Segundo o Gerente de Engenharia, Sebastião Rezente:

Equipamentos de rede que não tenham a chamada proteção IP67 e IP68 – que certifica uma vedação altamente eficaz em caso de submersão – ou que porventura foram instalados sem a precisão indicada, podem ser inundados e, com isso, comprometendo seu funcionamento e, inclusive, exigindo substituição.

Além disso, muitos casos podem exigir a reestruturação completa da infraestrutura de rede, o que pode levar de 6 meses a um ano de obras. Este pode ser o caso de várias cidades onde cabos de fibra óptica foram rompidos ou danificados pela força da água, detritos arrastados e até postes que foram derrubados.

Imagem: reprodução

Data Centers do Rio Grande do Sul também devem sofrer uma grande reestruturação, pois inundações danificaram muitos deles em todo o estado. A consequência disso é a desconexão de várias cidades e até do aeroporto internacional de Porto Alegre, fechado por tempo indeterminado pelos danos na sua rede interna.

Marcos Ceacero, especialista técnico da Fibracem, afirma que o reparo e substituição destes equipamentos pode levar um longo tempo:

Pode se levar tempo para a reestruturação de toda essa parte, pois é bem provável que, no mínimo, 60% dos componentes presentes para o funcionamento de um data center foi comprometido e deverá ser substituído.

Entretanto, a substituição pode trazer benefícios com equipamentos que podem operar até se forem submersos em água, desde que instalados de maneira correta.

A instalação das estruturas de fibra óptica também é essencial para manter a comunicação entre as vítimas das inundações, equipes de resgate com recursos como geolocalização e mobilização para áreas que exigem atenção por meio da plataforma Brasil Participativo, por exemplo.

Saiba mais


4

Comentários

Desastre no RS: redes de fibra óptica podem levar um ano para serem reconstruídas no estado
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos