
Segurança 25 Abr
29 de julho de 2024 0
O Google reconheceu hoje que uma falha de segurança no Gmail permitiu que hackers enganassem usuários com e-mails fraudolentos que receberam o selo de verificado. Esta falha pode ter exposto usuários a golpes, malwares, spywares e outras ameaças online que deveriam ser retidas pelo sistema do Google.
De acordo com o portal KrebsOnSecurity, o comunicado do Google diz o seguinte:
Nas últimas semanas, identificamos uma campanha de abuso em pequena escala em que agentes mal-intencionados que contornaram a etapa de verificação de e-mail em nosso fluxo de criação de conta para contas do Google Workspace com e-mail verificado (EV) usando uma solicitação especialmente criada. Esses usuários de EV podem ser usados para obter acesso a aplicativos de terceiros usando 'Entrar com o Google'.
Em resumo, hackers conseguiram criar contas verificadas do Gmail que foram utilizadas para enviar mensagens para usuários como se fossem remetentes confiáveis de aplicativos de terceiros. Normalmente, o sistema de segurança do Google barra a criação destas contas.
Zscaler researchers have observed new activity from Kimsuky. The group used a new Google Chrome extension, “TRANSLATEXT”, that can bypass security measures for email service providers like Gmail, Kakao & Naver (popular in South Korea) to steal information. https://t.co/Qgopi4RdOM pic.twitter.com/38IciVfUsQ
— Virus Bulletin (@virusbtn) June 28, 2024
O diretor de Proteção de Abusos e Segurança do Google Workspace, Any Yamunan, disse que a atividade maliciosa foi detectada pelo Google em junho. A falha permitiu que milhares delas fossem criadas sem qualquer verificação.
🚨Attention, everyone! Crooks found a sneaky way to bypass Google's email verification for Workspace accounts, accessing third-party services! Read the full scoop here: https://t.co/ucHpfh9BUv #CyberSecurity #GoogleWorkspace
— Frank Cisco 🌟 (@fcarmona) July 26, 2024
O Google afirma que implementou protocolos adicionais para detecção de usuários maliciosos dentro de 72 horas após identificar a atividade incomum no Workspace, o que significa que aqueles que dependem da verificação de e-mail podem ficar tranquilos.
Por outro lado, é preciso ficar atento, pois não é impossível que algum remetente verificado passe pelo sistema de segurança nas próximas semanas.
Unmasking *Tycoon 2FA : A Stealthy Phishing Kit Used to Bypass Microsoft 365 and Google MFA : https://t.co/3DDoW1pY9h
— Binni Shah (@binitamshah) May 11, 2024
*Tycoon 2FA: an in-depth analysis of the latest version of the AiTM phishing kit : https://t.co/KcqpsbBEyB pic.twitter.com/N6o5I4kyDA
Desta forma, a recomendação é ficar atento a e-mails sobre logins, compras ou confirmação de assinaturas suspeitos. Por exemplo: se você recebeu um e-mail sobre uma compra que não fez, o ideal é suspeitar da sua procedência, mesmo se ele for verificado, e não clicar em nenhum link dele.
Altere a sua senha caso note qualquer atividade incomum em seus aplicativos ou Conta do Google, ative a verificação de dois fatores sempre que possível e mantenha o seu celular atualizado com as definições de segurança mais recentes.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários