LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celular Seguro: piloto para recuperação de aparelhos roubados contará com 11 estados

06 de novembro de 2024 6

O governo federal trabalha para lançar em breve o programa piloto que permitirá a recuperação de aparelhos roubados por meio do aplicativo Celular Seguro.

Contudo, essa primeira fase não será nacional e excluirá os três estados mais populosos do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Inicialmente, o Celular Seguro deve ajudar a recuperar aparelhos roubados em 11 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O ministério da Justiça diz que esses estados foram escolhidos porque eles já utilizam o sistema de Procedimento Policial Eletrônico (PPE). Caso tudo funcione corretamente, a medida será ampliada para o resto do país.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Inspirada em um programa desenvolvido no Piauí, a iniciativa dentro do Celular Seguro busca usar o IMEI do smartphone roubado para impedir que outras linhas sejam ativadas nele.

Isso é feito por meio de uma integração de bancos de dados da polícia com as operadoras de telefonia.

Assim, quando uma operadora identifica que um novo chip foi inserido no aparelho, ela mesma envia uma mensagem de texto alertando ao novo usuário de que o celular é roubado e o intima a devolver o dispositivo em uma delegacia.

Conforme explica o Ministério da Justiça, caso a devolução seja feita e não existam indícios de que a pessoa em posse do celular tenha participação no furto ou roubo, ela não é penalizada.

Por outro lado, quem não devolve o aparelho passa a ser considerado suspeito, com a polícia sendo usada para recuperar o smartphone por meio da sua geolocalização. O último passo é convocar as vítimas para reaver os smartphones.

Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro já soma aproximadamente 2 milhões de usuários, ultrapassando a barreira dos 66 mil bloqueios.

Veja mais

Celular Seguro BR

Desenvolvedor: Servicos e Informacoes do Brasil

Grátis

Tamanho: Varia


6

Comentários

Celular Seguro: piloto para recuperação de aparelhos roubados contará com 11 estados
  • O cadeado gakaxy não faz uma parada parecida só q melhor?

    • Sou leigo no assunto, mas li em um site que o iPhone é o único aparelho que o IMEI não pode ser alterado. A fragilidade do Android na segurança pode prejudicar essa iniciativa. Se todos celulares pudessem ser bloqueados em definitivo após o roubo com certeza essa prática diminuiria, pois os celulares roubados serviriam apenas para desmanche.

        • Qualquer smartphone pode ter IMEI alterado... todo e qualquer componente eletrônico está sujeito a falhas na segurança, por isso tem as famosas atualizações de segurança.

            • Eu fui no site imei.info, me parece que eles entendem do assunto. Lá diz que hoje não é possível alterar o IMEI do iPhone. Realmente todo eletrônico está sujeito a falhas, mas existe um abismo entre os produtos tratando de qualidade. Se todos fossem mais restritivos na alteração do IMEI, com certeza teríamos menos casos de roubo de celulares.

                • Cara de forma legítima não e , agora o que tem de programa aí que faz e forma ilegal tem um monte, não sei os mais recentes Apple mas que tem como mudar tem sim em todos os smartphones de todas as marcas..

              Especiais

              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

              Software

              Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

              Tech

              PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

              Economia e mercado

              Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa