
Curiosidade 03 Jan
03 de janeiro de 2025 25
A Microsoft adicionou uma série de requisitos que impedem vários usuários do Windows 10 de atualizar seus computadores atuais para o Windows 11. Como o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança em 2025, um especialista em segurança da ESET Alemanha indicou que os usuários migrem para o Linux.
Em sua fala, Thorsten Urbanski, da ESET Alemanha, disse:
São "cinco minutos para a meia-noite" para evitar um fiasco de segurança em 2025. Aconselhamos fortemente todos os usuários a não esperar até outubro, mas mudar para o Windows 11 imediatamente ou escolher um sistema operacional alternativo se o dispositivo não puder ser atualizado para o sistema operacional Windows mais recente. Caso contrário, os usuários se expõem a riscos de segurança consideráveis e se tornam vulneráveis a ataques cibernéticos perigosos e perda de dados.
A situação é mais perigosa do que quando o suporte para o Windows 7 terminou no início de 2020.
A recomendação de abandonar o Windows 10 é feita pela própria Microsoft, que pediu ativamente para que os usuários não instalem o sistema em seus computadores, mesmo se baixado de forma oficial.
Urbanski diz que a situação atual é mais perigosa porque 65% dos PCs da Alemanha não são compatíveis com o Windows 11, o que significa que cerca de 32 milhões de computadores não receberão mais atualizações de segurança.
A situação atual é extremamente perigosa. Os cibercriminosos conhecem muito bem esses números e estão apenas esperando o dia em que o suporte terminará.
Para fins de comparação, apenas 20% dos computadores com o sistema da Microsoft usavam o Windows 7 em 2019, quando o seu suporte oficial foi encerrado.
A ESET também criticou a política de preços para suporte estendido da Microsoft, afirmando que "os preços são altos e dobram a cada ano de uso."
Sempre use a versão mais recente do Windows, mesmo que a alteração seja difícil no início. Versões antigas, como Windows 7 ou XP, representam um alto risco de segurança e devem ser substituídas com urgência. A mudança do Windows 10 também deve ser planejada. A ESET recomenda mudar para o Windows 11 o mais rápido possível. Como alternativa, uma distribuição Linux também pode ser uma boa opção, especialmente para hardware mais antigo.
Vale dizer que algumas ferramentas permitem burlar requisitos do Windows 11 para instalação em PCs, mas alguns deles são essenciais para garantir a segurança do usuário, como o TPM 2.0.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários