
Segurança 29 Jul
09 de janeiro de 2025 3
Várias áreas de Los Angeles, no sul da Califórnia, foram afetadas por um incêndio mortal que cresceu para quase 3.000 acres (1.214 hectares ou cerca de 12 quilômetros quadrados) em menos de 24 horas. A evacuação e contenção das chamas está sendo realizada com a ajuda de imagens de satélites.
Segundo a Associated Press, o incêndio foi alimentado por ventos extremos, o que resultou em vários bairros quase completamente queimados e dezenas de milhares de pessoas forçadas a abandonarem suas casas e empresas na área de Pacific Palisades, no oeste de Los Angeles.
Veja abaixo um vídeo com imagens de satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA):
O vídeo acima foi criado com o Advanced Baseline Imager (ABI) do GOES-18, mostrando a localização do incêndio e seu crescimento, com a fumaça sendo soprada pelo vendo para o Oceano Pacífico.
Confira algumas imagens feitas pelo fotógrafo Etienne Laurent em parceria com a Associated Press mostrando parte dos danos causados pelo incêndio:
Desta vez, dois satélites estão trabalhando em conjunto: o Satélite Ambiental Operacional Geoestacionário (GOES) e o Sistema Conjunto de Satélites Polares (JPSS).
Ambos estão equipados com ferramentas de última geração, mas o JPSS tem uma órbita não-geossíncrona a 824 km de altitude, enquanto o GOES permanece no mesmo ponto do planeta a 35.786 km de altura.
Como os satélites possuem vários filtros e bandas espectrais, as imagens podem ser enviadas para socorristas e bombeiros quase em tempo real, algo que não seria possível com relatórios no solo, pois eles podem ser atrasados ou incompletos.
Neste momento é essencial se lembrar de ferramentas de emergência integradas aos celulares, que suportam chamadas de emergência, envio de SOS via satélite e alguns modelos até possuem detector de incêndio.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários