
Windows 13 Mai
19 de maio de 2020 11
Em maio vimos a Microsoft dizer que pretende levar o Windows 10X aos computadores com uma única tela, uma forma de tornar a plataforma mais popular e unificar o sistema com o Windows 10, já que são bem parecidos, praticamente irmãos. Agora que a Microsoft Build 2020 começou, temos mais novidades chegando, uma delas é o Project Reunion, que deve trazer uma grande revolução para desenvolvedores.
A Microsoft Build 2020 já chegou cheia de novidades como:
Como você deve ter notado, um dos mais interessantes é o Project Reunion, do qual falaremos mais a partir daqui, afinal, a Microsoft nunca escondeu o desejo de integrar todas as plataformas como computador, tablet e celular. O objetivo é aproximar os dois formatos para que haja um só: os aplicativos Windows, que é como a Microsoft vai chamá-los a partir de agora.
Rajesh Jha, vice-presidente executivo do Grupo de Experiências e Dispositivos da Microsoft, explicou a iniciativa dessa forma:
"A ideia por trás do Project Reunion é que ele permite que os desenvolvedores construam um aplicativo windows e direcionem todos os 1 bilhão de dispositivos Windows. Estamos reunindo o poder combinado do win32 e do UWP para que os desenvolvedores não precisem mais escolher porque estamos unificando essas APIs existentes e de alguma forma desvinculá-las do SO."
Segundo Kevin Gallo, diretor da plataforma de desenvolvedores do Windows na Microsoft, a ideia é reduzir ao máximo o nível das APIs integrando-as para ampliar a compatibilidade dos aplicativos, independente de qual versão do Windows 10 o usuário utilizar. Isso vai simplificar muito como os desenvolvedores criam aplicativos, pois bastará puxar essa API do NuGet e compilar o app, sem se preocupar com versões antigas do Windows 10.
Outro ponto importante é o WinUI 3, que vai permitir que um aplicativo se adapte entre diferentes dispositivos com tamanhos de tela distintos.
Uma prévia do WebView2 também está sendo liberada hoje. Ela permitirá que desenvolvedores incluam WebView baseado no Chromium em seus aplicativos e ele também será totalmente compatível independente da versão do Windows 10 do dispositivo.
Um dos grandes saltos é que o Windows passe a distribuir aplicativos em nuvem, assim como já ocorre no iOS e Android por meio do Windows Virtual Desktop. Jha diz:
"Agora você está executando o Windows não só no Windows, mas no iOS, Android, Mac e Linux da nuvem. Nossa esperança com o Project Reunion é que possamos trabalhar com essa incrível comunidade nossa no Windows para acelerar ainda mais a inovação e novas experiências no Windows 10 para este primeiro bilhão de usuários e o próximo."
Por fim, no futuro, o Project Reunion deve oferecer uma experiência totalmente nova, onde aplicativos mais antigos não precisem ser reescritos para web, iOS ou Android, mas sim apenas facilitando o processo de modernização deles, que poderiam ser executados até mesmo na nuvem em diversos dispositivos, independente do sistema.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários