
Software 07 Out
19 de outubro de 2020 2
A Microsoft costuma ter um cronograma de atualizações constantes para o Windows 10. Na maioria das vezes, a empresa entrega melhorias e correções de bugs. Contudo, a companhia começou a instalar os PWAs da suíte Office em alguns PCs sem o consentimento do usuário.
A informação foi revelada neste fim de semana, sendo que essa atualização é obrigatória. Assim, o sistema reinicia sozinho e quando liga novamente é possível perceber novos ícones no menu iniciar.
Os PWAs do Word, Excel e outros são instalados automaticamente e iniciados por meio do Microsoft Edge. Isso acontece mesmo quando o usuário usa o Chrome ou outro navegador por padrão.
Inicialmente, os PWAs estavam sendo instalados em aparelhos que fazem parte do circuíto Insider. Contudo, pouco tempo depois surgiram as primeiras reclamações nas redes sociais de gente que recebeu a mesma atualização e notou os aplicativos do Office no menu iniciar.
Por enquanto, a maioria dos relatos dessa atualização obrigatória tem origem nos Estados Unidos. Além disso, um ponto curioso é que os PWAs surgiram justamente para quem não é assinante do pacote Office. Ou seja, estamos falando de algo semelhante a uma propaganda:
Os aplicativos oferecem o básico do Office na sua versão web gratuita e estimulam os usuários a assinar o serviço premium.
Por enquanto, a Microsoft não comentou o assunto. De toda forma, os PWAs acabam sendo uma espécie de bloatwares "inofensivos". Isso porque eles não ocupam espaço no HD e podem ser facilmente desinstalados. Contudo, chama a atenção essa estratégia no mínimo agressiva da gigante de Redmond.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários