Software 20 Nov
A Microsoft oficializou sua adesão ao Android com o anúncio do Surface Duo, seu primeiro dispositivo móvel a utilizar o sistema do robozinho. Desde então, a gigante de Redmond tem se empenhado em trazer seus serviços aos smartphones Android, além de fortalecer a integração entre os aparelhos mobile e o Windows. Há inclusive uma parceria com a Samsung para que apps possam ser espelhados no computador de maneira nativa.
No entanto, parece que a Microsoft tem planos ainda mais ambiciosos. Segundo rumores publicados pelo site Windows Central, a gigante de Redmond pode acabar permitindo que apps do Android sejam executados nativamente no Windows, o que tornaria a experiência de uso dos aplicativos mobile universal, acabando com a necessidade de haver um smartphone Samsung.
A novidade vem sendo discutida internamente pela companhia, que analisa a possibilidade de integrar o Android Runtime, necessário para a execução dos apps, ao Windows. Essa integração ocorreria junto à grande reformulação que o sistema operacional da Microsoft deve receber em 2021, com interface renovada e diversas outras novidades.
Caso se prove verdadeira, a medida deve trazer enormes implicações ao mundo da tecnologia como um todo. O Windows 10 começaria a entrar em rota de colisão com o Chrome OS, que já possibilita o uso de apps Android e de programas do Linux além de suas aplicações proprietárias. A Apple também estaria na mira da empresa, já que os novos Macs com Apple Silicon serão capazes de rodar aplicativos do iOS e iPadOS.
De toda forma, a ideia ainda exige bastante polimento, conforme lembra o site XDA Developers. Haverá uso do Google Play Services? E se não houver, isso quer dizer que não teremos Play Store também? Uma seção para apps Android na Microsoft Store poderia resolver parte do problema, mas atrapalharia usuários do sistema da Google, que perderiam dados e precisariam adquirir um mesmo app duas vezes.
De toda forma, parece que o Windows 10 segue caminho para se tornar um sistema operacional quase universal, considerando que já possui integração completa com o Linux.
E você, leitor? O que acha dessa possível integração? Conte pra gente nos comentários!
Comentários