LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Para PS5? Sony patenteia IA que ajusta dificuldade dos games de acordo com o jogador

03 de fevereiro de 2021 3

Ainda que o PS5 já tenha chegado ao mercado, mesmo com sérios problemas de estoque, a Sony ainda vem trabalhando em alguns novos recursos que possivelmente podem chegar ao console ou mesmo uma nova versão do aparelho. Pouco antes do lançamento do PlayStation 5, vimos patentes da empresa sobre solução semelhante ao DLSS da Nvidia, sobre uma nova versão do PSVR e até mesmo uma IA para adaptar a trilha sonora dos games.

Agora, nova patente da gigante japonesa para games foi publicada na semana passada e descoberta pelo site SegmentNext. O documento faz referência a uma nova IA que analisaria o desempenho dos jogadores em diferentes jogos, adaptando a dificuldade de acordo com o que for analisado, alterando, por exemplo, o comportamento de chefões "baseado em métodos e táticas que tiveram ou não sucesso".

A patente chega a citar exemplos como o presente na descrição a seguir, retirada diretamente da documentação:

Os métodos ou táticas podem incluir, como exemplos, ataques particulares como um soco aéreo, um chute baixo, etc. Certos padrões ou sequências de ataque podem estabelecer os métodos/táticas, bem como certos movimentos do jogador e mudanças de local dentro do nível ou ambiente de combate nos quais o jogador tende a permanecer enquanto luta com um boss/oponente.

A partir do registro desses dados, o modelo de Machine Learning pode tornar uma luta mais fácil ou mais difícil, seguindo o comportamento do jogador. A IA poderia fazer com que certo inimigo deixa de usar um ataque caso esteja causando problemas na progressão, ou até recompensar caso seja o jogador superando dificuldades mais altas.

Essas recompensas para jogadores mais habilidosos podem chegar na forma de um troféu tradicional, ou ainda uma medalha em particular, uma quantidade definida da moeda in-game, uma quantidade definida de pontos ou até mesmo dinheiro real para ser usado em lojas de eletrônicos e no e-commerce, como sugerido pela patente.

A nova IA patenteada pode facilitar a vida dos jogadores com mais dificuldade, ao mesmo tempo em que recompensa os usuários mais habilidosos.

Não há qualquer informação a respeito da chegada do recurso ao PS5, ou mesmo ao suposto PS5 Pro, mas ainda há chances da novidades estrear nessa geração. A IA poderia ser parte de um upgrade das funções de dicas do sistema do novo consoles, que já visam facilitar a vida dos jogadores.

E você, leitor? O que acha de ter o auxílio dessa IA? Conte pra gente nos comentários!


3

Comentários

Para PS5? Sony patenteia IA que ajusta dificuldade dos games de acordo com o jogador
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista