LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cloud PC: Windows na nuvem pode ter mensalidade salgada para empresas

16 de julho de 2021 6

Atualização (16/07/2021) - PM

Como já mencionado antes, o Cloud PC vai permitir que o usuário acesse uma cópia virtual do seu PC hospedada na nuvem, que garantirá acesso a configurações, apps e conteúdo, tudo sincronizado.

A solução será oferecida não só para empresas como também para usuários domésticos, e a primeira versão para os fãs de tecnologia, como eu e você, chega até o final deste ano.

Será possível escolher entre o uso do Windows 10 ou 11, e o sistema poderá ser acessado em tablets, Macs, outros PCs e também celulares com Android ou iOS.

A Microsoft vai oferecer 12 diferentes configurações de máquinas, incluindo a mais básica, com uma CPU, 2 GB de RAM e 64 GB de armazenamento ou a mais avançada com 8 CPUs, 32 GB de RAM e 512 GB de SSD.

Ainda não temos informações oficiais sobre os preços que serão cobrados pelo serviço, porém, vazamentos recentes sugerem que a Microsoft cobrará US$ 31 (~R$ 158) por mês para a versão Business do Windows 365 com 2 CPUs, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

Aparentemente, trata-se de uma taxa que permite o uso ilimitado em qualquer horário e sem limites de upload e download. Possivelmente a tabela de preços com as 12 versões será divulgada nas próximas semanas.

Atualização (14/07/2021) - LR

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (14) o Cloud PC, novo recurso que chega para os usuários como uma proposta da empresa de disponibilizar o Windows 10 em uma nuvem virtualizada, permitindo acessar o sistema de qualquer dispositivo e ter à disposição uma "experiência de inicialização instantânea", sendo possível, inclusive, acessar aplicativos, configurações e arquivos da máquina, desde que estejam disponíveis na nuvem.

O Cloud PC pode ser acessado de locais remotos, bastando estar conectado à Internet. A novidade dispensa a presença do desktop e pode usar qualquer dispositivo para executar as tarefas — como edição de planilhas ou navegação na web, por exemplo — virtualmente.

O serviço faz parte do pacote Windows 365, espécie de assinatura mensal que permite acessar algumas ferramentas exclusivas, como o Cloud PC. Esse lançamento tem como principal público-alvo empresas, permitindo que os funcionários acessem a máquina virtual, dessa forma economizando com hardware físico e manutenções periódicas.

As especificações técnicas do sistema operacional em nuvem podem variar de acordo com a assinatura, deixando selecionar até oito CPUs e 32 GB de RAM. Segundo a desenvolvedora, um dos principais benefícios do Cloud PC é disponibilizar uma sincronização multiplataforma, podendo continuar o trabalho de onde parou, mas em outro dispositivo.

Interface do Windows 365. (Foto: Divulgação/Microsoft).

Quanto a segurança, o Windows 365 oferece suporte à autenticação multifator (MFA) e Azure Active Directory (AAD), permitindo “políticas de acesso condicional” e concede níveis de autorização com base nas funções do usuário. Os PCs em nuvem também são criptografados e os dados seguros.

Disponibilidade e preço

O recurso será lançado oficialmente no dia 2 de agosto e neste primeiro momento estará disponível apenas para empresas localizadas nos Estados Unidos, chegando em duas SKUs: Business e Enterprise.

Ainda não sabemos quando o Windows 365 será lançado no Brasil e nem o valor cobrado pela assinatura, sendo esperado que informações sobre o preço e formas de pagamento sejam disponibilizadas apenas na primeira semana de agosto.

Matéria original (07/07/2021)

Cloud PC: Microsoft pode anunciar serviço de máquinas virtuais na próxima semana

Poder acessar o sistema de um computador em qualquer lugar e, até mesmo, pelo smartphone por meio de um aplicativo instalado no Android ou iOS está no imaginário de muitos.

Pensando nisso, a Microsoft está desenvolvendo um sistema de virtualização de máquinas com o Windows, chamado de ​Cloud PC. Não há muitas informações oficiais sobre o projeto da empresa, mas rumores indicam que o serviço pode ser apresentado ao mundo na semana que vem.

De acordo com informações do site XDA News, a apresentação pode acontecer no evento Microsoft Inspire, agendado para os dias 14 e 15 deste mês.

Uma das conferências do evento se chama “O que vem a seguir na computação para o usuário final”. Outro detalhe que chamou a atenção foi a descrição dessa apresentação, que diz: “venha aprender sobre a mais nova solução em nuvem da Microsoft para permitir o trabalho híbrido”.


A construção dos textos levaram os analistas de tecnologia a especularem que a conferência vai trazer algo sobre o ​Cloud PC. Fontes internas da Microsoft afirmam que o Cloud PC já está na fase de testes privados em várias empresas.

Rumores anteriores indicam ainda que o serviço vai oferecer um preço fixo por usuário, ao contrário do atual Microsoft Azure, (antigo Windows Desktop Virtual), que é baseado no consumo.

Windows na nuvem

A ideia de ter uma espécie de Windows na nuvem surge para atender uma demanda do mercado de trabalho, que tende a adotar o modelo híbrido entre o home office e a atuação presencial.

O Cloud PC vem com a proposta de “alugar” uma máquina virtual na nuvem para trabalhar. A ideia é que empresas e instituições de ensino possam contratar o serviço e dispor de computadores virtualizados para seus funcionários ou alunos.

Os PCs vão poder ser acessados a qualquer hora, em qualquer dispositivo, bastando que o usuário final faça login com sua conta por um site específico ou por um app para smartphones.

Gostou da premissa do possível novo serviço da Microsoft? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!


6

Comentários

Cloud PC: Windows na nuvem pode ter mensalidade salgada para empresas
  • a tendencia é essa mesmo. Ficar tudo na nuvem. Daqui a alguns alguns essas empresas teráo predios inteiros so de servidores para suportar a demanda.

      • Eu acho isso espetacular! Na verdade já tinha suposições de coisas assim acontecerem. Além de modernizar os serviços ele ira arrancar aos poucos os usuários piratas (incluindo eu kkk) do sistema.Mesmo com esse ponto negativo, acho essa evolução incrível. Isso ajudará a baratear os hardwares e poderemos ter um mega pc dentro um tablet baratinho (ou no nosso próprio celular). O próximo passo é a OS se adaptarem aos smartphones, relógios inteligentes e etc...

          • Filmes, Games e agora Sistema Operacional. Já tô vendo que no futuro vai ser tudo por streaming e será mais uma maneira que as empresas criaram para faturar mais como assinaturas recorrentes, é o SaaS levado ao extremo.

              • PRATICAMENTE EXISTE ISSO MAS DE UMA OUTRA MANEIRA
                TUDO QUE VC TEM NO PC SALVO NO ONEDRIVE VC CONSEGUE VER NO SEU SMART MAS SÓ COM O DRIVE INSTALADO NELE MAS É UMA IDÉIA SENSACIONAL

                Android

                Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

                Android

                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                Android

                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                Especiais

                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas