LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iOS 15! conheça as principais novidades da atualização para o seu iPhone

20 de setembro de 2021 20

Durante a WWDC21 em julho, a Apple apresentou as novas versões de suas plataformas, entre elas, o iOS 15, que chegou com foco em experiências compartilhadas.

O sistema levou a sério toda a questão do distanciamento social causado pela pandemia e fornece diversos recursos para aproximar os usuários separados fisicamente, possibilitando, entre as novidades, até mesmo ouvir música ou assistir séries juntos.

Logo após o lançamento dos novos iPhones, de acordo com o wccftech, Apple revelou que a versão final de sua plataforma móvel está chegando a todos os aparelhos compatíveis já neste dia 20 de setembro.

Vamos relembrar as principais novidades que desembarcaram na plataforma móvel prometendo uma experiência de uso ainda mais interessante, entre elas, até mesmo a possibilidade de usar o FaceTime no Windows e Android.

Privacidade reforçada

Um dos grandes focos do iOS 15 foi a privacidade. Apple está determinada a reforçar a segurança dos dados dos usuários, dando-os mais controle sobre suas informações.

No iOS 15, o reconhecimento de fala agora é feito no próprio dispositivo. A proteção de privacidade do app Mail impede que o endereço IP do usuário caia em bancos de dados da Deepweb que divulgam dados vazados através de falhas de segurança.

O iOS 15 também vai oferecer algo chamado Application Privacy Report, que permitirá que usuários determinem quais apps terão acesso a permissões específicas que expiram após 7 dias, até que o usuário possa decidir se garantirá ou não ao app o acesso total a estas no futuro.

iCloud Plus

O serviço de armazenamento na nuvem da Apple vai mudar de nome para os assinantes pagos, passando a se chamar iCloud Plus.

Ele vai permitir que usuários tenham acesso a alguns recurso exclusivos como, por exemplo, uma camada extra de privacidade que impedirá que sites tenham acesso ao endereço IP real do usuário.

SharePlay

Trata-se de uma inovadora forma de compartilhar o consumo de conteúdo multimídia com amigos, colegas e família, permitindo que vídeos, música e quase qualquer tipo de conteúdo exibido na tela do celular possa ser dividido, introduzindo uma forma não-convencional (porém, muito bem-vinda) de comunicação.

O recurso vai funcionar não só com o iPhone mas também com o Mac e iPad. Será possível assistir a um filme ou série na Netflix/Disney+, ou ouvir uma canção no Apple Music enquanto conversando com alguém pelo iMessage.

Novidades para o FaceTime

O app do FaceTime vai incorporar o recurso de áudio espacial, permitindo que durante conferências com vários participantes os usuários possam escutar o som de forma mais natural, como se tivessem realmente entre uma roda de pessoas.

Além disso, o reconhecimento de voz será aprimorado graças ao machine learning, conseguindo filtrar ruídos ambiente e se focar na voz dos participantes.

Ainda sobre as novidades, teremos a possibilidade de borrar o fundo das chamadas no estilo modo retrato e, finalmente, de convidar usuários de Android e Windows para as conversações, através de links que podem ser acessados nos navegadores

Mais foco quando trabalhando de casa

Por causa da pandemia, o modelo de trabalho em Home Office se tornou uma realidade para muitos usuários, sabendo disso, a Apple incluiu no iOS 15 novidades que permitem um maior controle das notificações e até mesmo um modo "Foco".

No iOS 15, as notificações serão organizadas de forma que o usuário possa lidar primeiro com o que é mais importante como, por exemplo, conversações. Um redesign com layout moderno chega para complementar a experiência.

A plataforma também introduz os modos Foco e Não Perturbe, com o primeiro permitindo que o usuário configure diferentes perfis como, por exemplo, um focado no trabalho e outro na vida pessoal, eliminando distrações desnecessárias em ambos os cenários.

Já o segundo, como o próprio nome já diz, vai enviar uma mensagem-automática no iMessage quando você não puder atender a uma chamada, algo muito conveniente para quando estamos ocupados.

Live Text

Similar ao recurso introduzido pelo Google no aplicativo Lens, este permite que usuários possam copiar texto dentro de uma foto, imagem da web ou captura de tela, tornando mais fácil anotar números de telefone, endereços e mais.

Novidades para o app Fotos

O aplicativo Fotos no iOS 15 vai ficar ainda mais interessante – isso porque os usuários poderão encontrar imagens diretamente da busca via Spotlight.

Será possível, por exemplo, procurar por imagens tiradas em determinado país ou cidade, ou até mesmo procurar por objetos específicos mostrados nas fotos e, com a ajuda do Live Text, até mesmo texto presente em imagens poderá ser localizável.

A Apple incluirá no Fotos uma novo recurso chamado Memórias que permitirá que os usuários criem slides com suas coleções de fotos e adicione música, criando uma espécie de "álbum com trilha sonora". Uma nova forma de compartilhar memórias de suas viagens, quem sabe?

App Tempo remodelado

O aplicativo Tempo (ou Meteorologia, se você estiver em Portugal assim como eu), foi contemplado com novas animações e infográficos aprimorados, bem como um layout renovado.

Os usuários terão acesso às informações de forma mais rápida, intuitiva e ficará mais fácil ainda saber se vai ser preciso levar um agasalho ou um guarda-chuva quando sair de casa.

Visual Lookup

Similar ao Google Lens, esse app vai permitir que usuários usem a câmera dos seus smartphones para buscar mais informações sobre objetos, natureza, animais, obras de arte, paisagens e mais.

A tecnologia de machine learning vai tornar possível o reconhecimento rápido do que está sendo focado, auxiliando o usuário com informações relevantes.

Novos serviços para a Wallet

O app Wallet poderá funcionar no iOS como chave para alguns carros, quartos de hotéis (para parceiros corporativos), crachás e até mesmo guardar documentos de identificação, facilitando na hora, por exemplo, de fazer o check-in ou passar por verificações de segurança enquanto viajando.

Safari renovado

O navegador nativo do iOS, assim como no macOS 12, foi completamente renovado com um layout mais moderno. A aba de endereços foi movida para a parte inferior da tela e vai ser ocultada automaticamente quando o usuário fizer a rolagem, dando ainda mais espaço para aproveitar a navegação.

Além disso, o browser vai ganhar a habilidade de criar grupos de abas e de lidar com extensões, assim como em sua versão para Desktop.

Apple Maps turbinado

O iOS 15 fez com que o Apple Maps se aproximasse ainda mais do Google Maps em termos de usabilidade. Agora, será possível explorar rotas de navegação até mesmo em visualização de Globo (Assim como o Google Earth).

Detalhes como alegações, rotas para bicicleta, engarrafamentos no trânsito e novas estradas também ganham destaques. Aqueles que costumam usar transportes públicos no dia-a-dia poderão também marcar suas linhas favoritas para saber exatamente a hora de desembarcar.

Os mapas da maçã agora também abraçam a tecnologia de realidade aumentada, permitindo, por exemplo, que o iPhone possa ser usado para escanear prédios e encontrar rotas aprimoradas para um determinado destino.

Compartilhado com você

Este é outro recurso que permitirá que o usuário encontre de forma mais rápida conteúdo multimídia no iOS. Tudo que for enviado a você por pessoas que você conhece ficará muito mais acessível.

Buscar

O app Buscar vai permitir encontrar objetos graças aos AirTags, bem como encontrar iDevices que tenham sido desligados ou formatados.

Além disso, será possível compartilhar em tempo real sua localização com amigos e família.

Novos alertas no app também vão relembrar quando o usuário ficar muito distante de um objeto ou dispositivo, evitando que o mesmo seja esquecido durante uma saída.

App Saúde

O aplicativo saúde vai passar a analisar os dados coletados, fornecendo ainda mais informações importantes para outros membros da família ou até mesmo para os médicos.

Casa

O app Casa ganhou alguns aprimoramentos na experiência de uso, permitindo que a Siri se integre melhor a dispositivos de terceiros, e possa acessar informações nos mesmos de forma mais fácil.

O app também foi equipado com um recurso para detectar pacotes, perfeito para quem possui campainhas inteligentes com câmeras de segurança. Vai ser possível, por exemplo, receber notificações assim que a encomenda estiver na sua porta.

Tradutor

O app de tradução da maçã foi aprimorado para entregar uma experiência de uso ainda mais fluida quando convertendo texto de uma língua para outra ou auxiliando o usuário em conversações.

Acessibilidade aprimorada

Melhorias no VoiceOver vão tornar a experiência de uso no iPhone ainda mais intuitiva e fácil para pessoas com deficiência.

Notas com hashtags e mais

om um novo design, o app Notas vai permitir o uso de hashtags criados pelo usuário que podem auxiliar na categorização das anotações, organizando-as de forma mais simples.

Será possível também notificar outras pessoas sobre alterações em anotações compartilhadas, deixando-as a par das últimas modificações nos documentos.

Novos widgets

Os widgets para os apps Buscar, App Store, Hoje, Dormir, Game Center, Pessoas e diversos outros foram aprimorados com melhorias interessantes para tornar a experiência de uso ainda mais intuitiva.

Jogos: suporte a mais joysticks

Se você gosta de jogar no iPhone, o iOS 15 será uma atualização muito bem vinda. Além de incluir suporte aos joysticks mais recentes do Xbox e PS5, ele também vai oferecer a possibilidade de joystick virtual na tela, para elevar a jogatina a outro nível.

iPhones compatíveis

Estes são os modelos do iPhone que devem receber a atualização – a série iPhone 13 já contará com o sistema pré-instalado de fábrica:

Estas foram apenas algumas das principais novidades da nova plataforma, que deve chegar a todos os iPhones compatíveis nas próximas horas. As versões Release Candidate estão sendo distribuídas agora para os developers e participantes do programa Public Beta.

Como sempre, recomendamos que antes da instalação realize um backup dos dados importantes, bem como se certifique de que o aparelho está conectado ao Wi-Fi para evitar estourar seu pacote de dados móveis.


20

Comentários

iOS 15! conheça as principais novidades da atualização para o seu iPhone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista