LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O fim de uma era: Intel anuncia nova arquitetura x86-S sem suporte a programas de 32 bits

23 de maio de 2023 6

Não é segredo para ninguém que a Intel construiu o seu império de processadores por décadas com base na arquitetura de 32 bits, começando com o Intel 80386 em 1985. Agora a fabricante finalmente quer deixar este formato para trás com a nova arquitetura x86-S anunciada hoje que somente oferece suporte a programas de 64 bits.

A ideia da Intel é tornar a criação de programas, instruções e até processadores mais eficiente ao remover o suporte nativo a aplicativos de 32 bits, pois eles podem ser executados em sistemas por meio de emulação.

Este é um movimento que a Intel teria que seguir em algum momento, pois toda a indústria tem se focado em aplicativos e hardware de 64 bits há anos. Até celulares já fizeram esta transição com o iOS e o Android com benefícios destacados pelo próprio Google.

No caso do Windows, a mudança fica ainda mais evidente com o suporte exclusivo a 64 bits no Windows 11 e uma parcela minúscula de usuários permanecendo com o Windows 10 de 32 bits.


Segundo a Intel, a arquitetura X86-S ainda está sendo definida, pois um documento com todos os detalhes do padrão foi elaborado para que os parceiros de mercado deem feedback a respeito da sua implementação.

Desta forma, o lançamento dos primeiros processadores x86-S ainda depende da definição dos padrões garantir a sua compatibilidade com sistemas atuais e de como os novos chips serão comparados com os seus principais concorrentes no mercado.


6

Comentários

O fim de uma era: Intel anuncia nova arquitetura x86-S sem suporte a programas de 32 bits
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista