LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da linha! Microsoft encerra oficialmente suporte ao Surface Duo

10 de setembro de 2023 14

Apresentado oficialmente ao mundo no final de 2019, o Microsoft Surface Duo chamou a atenção por ser o primeiro smartphone da marca a trazer o conceito dobrável, em um design que apostava em duas telas individualizadas e sem tela externa, o que deu a ele a cara de dois smartphones comuns colados por uma dobradiça.

Desde então, o aparelho que foi substituído na linha pelo Surface Duo 2 recebeu algumas atualizações e passou por polêmicas como os bugs encontrados após a entrega do Android 12L e mais recentemente, com a reclamação de reinicializações aleatórias em update em junho.

No entanto, essa caminhada por novidades assinadas pela Microsoft tanto de software quanto de firmwares foi oficialmente encerrada pela gigante de Redmond, ficando ele dependente de surgimento de entusiastas para o desenvolvimento de custom ROMs ao dispositivo.

Dentre as iniciativas que podem ajudar nesse sentido, já é pública a informação de um port do Android 13 de uma "imagem genérica do sistema" (GSI ou Generic System Image) que consta como pública no XDA Developers com alguns bugs identificados como a interface que não está otimizada para duas telas e impossibilidade de usar o Microsoft Launcher.

Ficha técnica
186.9 x 145.2 x 4.8 mm
8.1 polegadas - 2700x1800 px
Ir para página de comparação
  • Painel duplo com resolução total de 2700x1800 pixels
  • Processador Qualcomm Snapdragon 855
  • 9GB de RAM
  • Até 128 GB de armazenamento
  • Câmera interna única de 11MP
  • Bateria de 3.577 mAh
  • Conectividade 4G, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0, GPS, USB-C
  • Android 10
O Microsoft Surface Duo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Fim da linha! Microsoft encerra oficialmente suporte ao Surface Duo
  • E, pelo jeito, o Surface Duo 3 também foi com Deus...

      • Tenho saudades do windows os mobile... uma pena o sistema não ter vingado... tive um 520 e um 640xl, ambos celulares incríveis para época, mas pecando pela falta de suporte e aplicações... agora a Microsoft encerrando suporte ao primeiro duo... considerando que hoje seria uma das gerações do topo de linha dela com o android, parece que foi um suporte muito breve comparado a outras fabricantes, realmente uma pena.

          • Meu DUO está guardado no armário ...

              • notícia pela metade, ainda tem o surface duo 2 que continuará com updates e suporte garantidos até ano que vem.

                • O pessoal esquece que na epoca do Windows Phone o doidao do Steve Ballmer que era o CEO so fez cagada e uma das maiores: "Windows Phone 8 foi lançado em 2012, substituindo o núcleo baseado no Windows CE do Windows Phone 7 pelo núcleo Windows NT usado pelas versões de PC do Windows. Devido a essas alterações, o S.O era INCOMPATIVEL com todos os dispositivos Windows Phone 7 existentes", que tinha sido lançados a apenas 1 ano antes, isso fez o povo ficar no ar.

                    • Gostava dos Lumias.
                      Meu último aparelho foi um Lumia 831, que rodava o Windows Phone 10.
                      Um excelente aparelho. Tinha carregamento sem fio, uma excelente câmera e um desempenho excelente.
                      Realmente, foi um erro da Microsoft abandonar o Windows Phone sucessor do Windows Mobile.

                      • O maior erro da Microsoft foi abandonar o Windows mobile, desktop está caindo no esquecimento dia após dia, e os PCs que ainda vivem estão no Linux, o futuro é digital, é móbile.

                        • Tem uma galinha enterrada lá na sede da Microsoft no setor mobile. Um mix de azar e má gestão nessa parte. Usei quase todos os lumias na época, se a Google não tivesse boicotado alguns apps, e tivessem apelado forte no marketing, acho que dava pra ter continuado, já que o freio maior era nessa área, e chegaram a ter uma porcentagem razoável na Europa, por exemplo a Itália. E atualmente, já que desistiram do win mobile, por que não lançaram um smartphone com boas câmeras etc? Tentaram logo uma área nichada, e ainda lançaram um duo com problemas e longe dos folds, dificilmente ia dar certo. Já que vai se render ao oponente, que faça isso bem feito, ou pelo menos faça isso nos terrenos já estáveis.

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Especiais

                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                            Software

                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2