LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da linha: bancos deixarão de oferecer transferências via DOC hoje no Brasil

15 de janeiro de 2024 8

Atualização (15/01/2024) - EB

Conforme anunciado pela Federação Brasileiras dos Bancos (Febraban) na semana passada, as transações via DOC serão encerradas hoje (15). O modelo de transação somente estará disponível até às 22h tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas.

Com o fim da modalidade, o agendamento para transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC) somente poderão ser feitos até as 22h de hoje. O sistema somente será encerrado definitivamente em 29 de fevereiro de 2024, prazo máximo para as instituições financeiras processarem as transferências agendadas.

Lançamento do Pix fez DOC cair em desuso. Imagem: reprodução

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação, a decisão partiu do declínio no uso do DOC após o lançamento do Pix em novembro de 2020, que permite realizar transferências maiores com mais praticidade. O DOC é limitado a R$ 4.999,99 por transação.

De acordo com o Banco Central, o DOC é menos utilizado que o cheque, TED (Transferência Eletrônica Direta), boleto, cartão de débito e crédito, sendo que nem figura entre os 5 meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros.

A Febraban não confirmou quando as transações via TED serão encerradas.

Matéria original (10/01/2024)

Fim da linha: transações em DOC e TEC devem ser encerradas na próxima semana

A Federação Brasileiras dos Bancos (Febraban) informou nesta semana que as transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) devem deixar de ser oferecidas pelos bancos na próxima segunda-feira (15), às 22 horas.

Nesse horário, os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e de agendamento, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas.

A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente.

Segundo representantes dos bancos, as duas modalidades de transferência caíram em desuso após a implementação do PIX.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Dados divulgados pela Febraban mostram que as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.

Um detalhe curioso é que o DOC ficou bem atrás até mesmo dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, que concentra atualmente 17,6 bilhões em operações.

Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, a extinção das duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-las.

Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado.

Cabe lembrar que Itaú, Banco do Brasil e Santader já descontinuaram as transações via DOC, enquanto que Bradesco e Caixa devem seguir o cronograma da Febraban.

Veja mais


8

Comentários

Fim da linha: bancos deixarão de oferecer transferências via DOC hoje no Brasil
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos