LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pagamentos de boletos poderão ser processados no mesmo dia a partir de hoje no Brasil

15 de março de 2024 20

Atualização (15/03/2024) - EB

A partir de hoje, boletos pagos poderão ser compensados no mesmo dia. A mudança faz parte de uma série de otimizações do sistema de boletos no Brasil anunciadas na semana passada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Com efeito imediato, boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia. Caso o pagamento seja feito após este horário, a liquidação será feita no dia seguinte.

Segundo a Febraban, a medida envolve 136 bancos e é mandatória. A federação esclarece que nada mudará para quem paga o boleto, pois os sistemas de pagamento continuarão funcionando da mesma forma; o que muda é o processamento para compensação, que será mais rápido.

Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.

Esta mudança permitirá que ambas as partes sejam beneficiadas no pagamento de boletos, pois lojas online poderão agilizar o processo da entrega de pedidos, uma vez que o pagamento feito pelo consumidor poderá ser efetivado no mesmo dia.

Boleto acaba de se tornar uma alternativa mais viável ao Pix. Imagem: TudoCelular

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, estima que a maioria dos boletos seja processada no mesmo dia do pagamento (D+0), enquanto cerca de 43% continuarão sendo compensados em até um dia útil (D+1).

No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0.

A última grande mudança no sistema de pagamentos de boletos no Brasil ocorreu em julho de 2017, quando a Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR) recebeu um investimento de R$ 500 milhões de bancos para atualizar o antigo sistema de pagamentos que funcionava há 20 anos para torná-lo mais seguro.

Segundo estimativas da Febraban, a atualização mitigou o equivalente a R$ 450 milhões em fraudes por ano ao adicionar informações como CPF e CNPJ do emissor e do pagador aos documentos.

Matéria original (07/03/2024)

Pagamentos de boletos serão compensados mais rápido para competir com o Pix

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta semana algumas alterações que buscam otimizar o sistema de boletos no Brasil. A partir do próximo dia 15 de março, todas as transações por esse método serão compensadas bem mais rápido.

Atualmente, os pagamentos de boletos demoram até três dias úteis para serem processados. O objetivo da mudança é que o método seja compensado ainda no mesmo dia, como uma alternativa para acirrar a disputa com o Pix, o preferido dos brasileiros.


A mudança estava prevista para 19 de janeiro, mas foi adiada para 15 de março. A Febraban destacou que o adiamento foi necessário porque é um "projeto de grande complexidade, que promoverá uma grande mudança no produto cobrança".

Especialistas apontam que a novidade será uma grande vantagem para diversos setores da economia, como o e-commerce. Nesse cenário, o boleto perdeu espaço em comparação ao Pix, já que o pagamento do boleto demora mais para ser efetivado.

Desde o lançamento do Pix, em 2020, o boleto perdeu forças. Apesar da preferência dos clientes pelo Pix, mas o boleto ainda é uma alternativa importante para as empresas, e pode voltar a cair na preferência de parte dos consumidores brasileiros.

Vale citar que, recentemente, o Pix também foi um dos causadores do fim das transferências por DOC no Brasil. O método foi descontinuado após ter seu uso bastante reduzido. Contudo, o boleto segue tentando uma sobrevida na disputa contra o Pix.

E você, gostou dessa novidade? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

Veja também


20

Comentários

Pagamentos de boletos poderão ser processados no mesmo dia a partir de hoje no Brasil
  • Pelo visto ninguém nunca usou o Itaú e viu que alguns de seus boletos eram compensados em minutos... Depois curiosamente isso parou de acontecer... Hoje não uso mais o Itaú e nem pago boleto, mas que bom que agora mais bancos farão algo parecido.

      • Nossa que interessante ...

          • Vai entender. Um site focado em smartphones redigindo uma matéria sobre finanças melhor que sites de finanças, melhor até que as matérias redigidas sobre os próprios produtos eletrônicos que avalia. "tudocelular" deveria virar o "tudomoney".

            Sobre a notícia em si, boletos... A última vez que usei boleto foi na mesma época que peguei um jornal de papel em mãos, ou seja... Novidade tardia dona FEBRABAN,!

              • É ótimo o boleto ser compensado no mesmo dia, mas não vai substituir o Pix que é instantâneo ou demora alguns minutos pra ser compensado... Com isso boleto vai ganhar um tempo bem maior de vida já que nem todo mundo ainda é habituado com o Pix...

                  • eu pago tudo pelo pix. ontem fui comprar um bgl nas Casas Bahia e fiquei surpreso e feliz que não existe mais a opção boleto

                      • excelente!

                          • Interessante!


                            Excelente oportunidade e rapidez!

                              • Vai ser bom pra quem paga fatura de cartão de crédito

                                  • Para quem deposita em dinheiro nos bancos digitais via boleto será ótimo.

                                      • Eu ainda pago minhas contas no boleto e no débito automático, já paguei algumas vezes via Pix, mas demorava mais de 24 horas para ser processado o pagamento no sistema, então fiquei um pouco receoso em utilizar o Pix.

                                          • Os boletos deviam ter além do código de barras um um QRcode para pagamento instantâneo.

                                            • Boleto não substitui Pix pois boleto se paga em casa lotérica, pix não. Isso faz uma diferença muito grande pra uma parcela significativa da população

                                                • Só assim para esses palerma se mexerem! E ainda tem gente que não gosta de competição!
                                                  Agora na minha humilde opinião, a FEBRABAN não tem espaldo e nem credibilidade. Eu lembro que temos atrás eles prometeram a mesma coisa que estão prometendo agora, se a gente colocasse o CPF nos boletos e isso nunca aconteceu. E essa medida foi mais para vigiar o que o brasileiro está comprando.

                                                    • Bem interessante, levando em consideração que tem gente que não usa o PIX, pagar pelo códigos de barra de forma mais rápida é bem maneiro.Pois levar até 3 dias úteis ninguém merece!

                                                        • Só quem já usou o sistema bancário dos EUA sabe como o brasileiro é extremamente eficaz. Porém, esse negócio de boleto virou uma muleta para empresas poderem ganhar tempo "legal" em operações.

                                                          Por exemplo, você faz a compra, paga o boleto, a Americanas recebe no mesmo dia dependendo do horário, diz pra você que compensou só depois e nesse meio tempo processou antes compras com o cartão de crédito, que forçam eles a enviar mais rápido por ser quase instantâneo o faturamento.

                                                          Android

                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                          Android

                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                          Windows

                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                          Economia e mercado

                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista