Curiosidade 24 Abr
Na semana passada, a Microsoft começou a exibir um alerta para os usuários de Windows 10 sobre o fim do suporte ao sistema operacional e a importância de realizar o upgrade para o Windows 11. Esta semana, a gigante de Redmond suspendeu um bloqueio que impedia alguns dispositivos de fazerem o upgrade, permitindo que mais usuários tenham acesso ao novo sistema operacional.
Nas últimas correções de bugs para a atualização atual do Windows 11, a Microsoft marcou como "Resolvido" um bug grave que impedia PCs específicos com processadores Intel Rocket Lake de 11ª geração de executar o Windows 11 com êxito. Semanas após a descoberta do bug em 2021, só agora os PCs afetados finalmente tiveram permissão para atualizar para o novo sistema operacional.
O problema teve origem nos drivers para Intel Smart Sound Technology (Intel SST) em alguns processadores Intel Rocket Lake, causando travamentos de tela azul no Windows 11. O driver em questão, o “Intel Smart Sound Technology Audio Controller” (este nome pode ser um pouco diferente em alguns computadores), reside no programa Gerenciador de Dispositivos em Controladores de som, vídeo e jogos. As versões do driver 10.29.0.5152 e 10.30.0.5152 foram sinalizadas com o erro.
Para corrigir esse bug da tela azul, a Microsoft pressionou a Intel para lançar versões corrigidas dos drivers: qualquer versão do driver Intel SST chamada 10.30.00.5714 ou 10.29.00.5714 e posterior. Preste atenção aos últimos quatro dígitos: os drivers 10.30.x não são necessariamente mais recentes que os drivers 10.29.x. Esses drivers corrigidos estão disponíveis há cerca de dois anos, e os usuários afetados foram direcionados ao site da Intel para encontrar os drivers corrigidos na fonte do fabricante pela Microsoft desde então.
A Microsoft estranhamente optou por manter o bloqueio de atualização ativo até esta semana, mas suspendeu o bloqueio quando disponibilizou os drivers de som corrigidos por meio do Windows Update. Provavelmente também é por isso que a Microsoft atualizou o problema de “Mitigado” para “Resolvido Externo” em seu site de suporte.
Depois que os drivers forem atualizados por meio da ferramenta Windows Update ou do site oficial da Intel, os usuários poderão atualizar para o Windows 11 em 48 horas. No entanto, se o computador não conseguir atualizar para o Windows 11 após dois dias ou se os drivers necessários não puderem ser encontrados no Windows Update, a Microsoft recomenda que os usuários entrem em contato diretamente com o fabricante do dispositivo para obter ajuda.
Na preparação para sua próxima grande atualização de recursos, o Windows 11 24H2, a Microsoft tem se concentrado em simplificar recursos e permitir que mais computadores ingressem na família Windows 11.
Você já fez o upgrade do seu Windows?
Comentários