
Economia e mercado 25 Set
04 de outubro de 2017 5
Embora alguns governos busquem criar suas próprias criptomoedas, elas não são exatamente uma unanimidade entre políticos e economistas. Exemplo disso são declarações recentes do CEO do banco J.P. Morgan, que chamou o bitcoin de "fraude", o que resultou em uma queda no valor da moeda.
Não é favorável a situação atual das criptomoedas, mas também ainda não estamos testemunhando uma crise. Com a proibição da captação de recursos com moedas virtuais e diversas corretoras na China, país fundamental para o bitcoin, o valor despencou. Todos os olhares estão voltadas para o que acontece em território chinês, pois lá é onde possivelmente 80% de todo o trabalho de mineração ocorre.
Devido a este caso de proibição, fica a questão: será possível proibir a moeda de uma vez por todas? Outros países podem seguir o exemplo? A China vai conseguir banir a mineração por completo?
Bem, estamos falando do país que bloqueou uma série de serviços mundialmente utilizados, como o WhatsApp, Facebook e Google. Não seria fácil bloquear totalmente as criptomoedas, mas eles já têm experiência em criar barreiras de conexões e contam com seu "Escudo Dourado" para isso. Então, é possível atrapalhar muito a adoção das moedas, e isso diminuiria seu valor.
Não só a China, mas qualquer governo poderia bloquear conexões que possibilitam o funcionamento das corretoras de criptomoedas - entenda aqui como elas funcionam. É possível criar impedimentos para impedir sites e serviços que fazem a mediaçao entre compradores e vendedores que negociam com essas moedas.
Porém, dificilmente uma proibição será estabelecida. De acordo com Altieres Rohr, especializado na defesa contra ataques cibernéticos, é provável que veremos um controle mais rígido para evitar lavagem de dinheiro e outros crimes envolvendo as moedas.
Uma vez que a moeda já existe e está em computadores espalhados pelo mundo, não é uma proibição que vai eliminá-la. O que está em jogo é o seu valor. E, uma vez que toda criptomoeda é controlada pela moeda local no país onde você está, isso significa muito.
Ou seja, se um país como a China consegue regulamentar de modo restritivo o uso da moeda, impedindo determinados tipos de transação ou mesmo mineração, isso causará um impacto em seu valor ao redor do globo. Como escreve Rohr, "parte do valor das criptomoedas está ligado à interação delas com as moedas nacionais, cujos sistemas são controlados".
...o ambiente do qual a moeda depende pra ter valor e utilidade prática é, sim, controlado pelas mesmas velhas nações que sempre dificultaram as atividades que as criptomoedas querem facilitar.
É provável que o choque esteja apenas começando, mas ninguém tem interesse em começar um conflito que não se pode vencer por completo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários