
01 Junho 2019
07 de maio de 2018 5
A agência espacial americana (NASA) lançou no último sábado (05/05) uma missão inédita que visa explorar o interior do planeta Marte. A decolagem aconteceu na Base da Força Aérea de Vanderberg, na Califórnia, às 4h05, do horário local, sendo que o foguete leva um sismógrafo para registrar vibrações.
De acordo com a agência, esse é o primeiro lançamento feito em uma base na costa oeste dos Estados Unidos. Além disso, a missão dessa sonda é passar pelo menos dois anos "ouvindo" o interior de Marte enquanto mede o calor do subsolo do planeta e detecta possíveis terremotos.
O lançamento desse foguete pôde ser visto de grande parte do sul da Califórnia e até mesmo de partes do México. Segundo informações da NASA, a chegada da missão ao planeta vermelho está prevista para acontecer dia 26 de novembro deste ano – serão 485 milhões de quilômetros (distância até Marte no dia 5 de maio).
Para conseguir estudar o interior de Marte, essa missão terá que escavar profundamente a crosta do planeta, indo 15 vezes mais longe do que qualquer outra anterior. Além disso, os cientistas querem observar a formação de vulcões no planeta, sendo que ele possui um dos maiores do sistema solar.
De acordo com dados da agência, foram investidos cerca de US$ 813,8 milhões (R$ 2,8 bilhões) na InSight. O professor Tom Pike, do Imperial College London, que foi um dos líderes de uma equipe que desenvolveu o sismógrafo de curta duração no InSight, comentou:
Tivemos o apoio da Agência Espacial do Reino Unido e sua considerável paciência. Agora, finalmente, conseguimos ver nossos microssismômetros saírem da plataforma de lançamento, próximo a Marte
Vale lembrar que a NASA anunciou recentemente a criação de um mini reator nuclear que poderá ser usado em outra viagem para Marte.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários